Escritores da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Filme Escritores da Liberdade

O filme retrata a história de uma professora iniciante, que movida por princípios decide lutar por mudanças, as quais em sua concepção iniciam em salas deaula. Ela é contratada para lecionar língua inglesa e literatura e se depara com uma turma de adolescentes, os quais vivem muitos conflitos entre eles as desigualdades nas classes sociais; racismo;desemprego; desestrutura familiar; intolerância ao que é diferente; políticas públicas sem uma função de fato; exclusão social; etc.

Sua turma, assim como toda a escola, é dividida em gangues eetnias, ocorrendo, então, muitas desavenças e brigas violentas. Mesmo um pouco decepcionada ao descobrir o desinteresse dos alunos pela aula, ela não desiste de tentar superar as barreiras aliencontradas, mas aos poucos ela vai buscando meios de envolvê-los, relacionando os conteúdos a realidade na qual os jovens estão inseridos, fazendo com que eles se interessem um pouco mais pelas aulas. Tambémfaz algumas atividades que acabam tocando suas consciências.

Um dos projetos de Erin era que seus alunos lessem “O Diário de Anne Frank” e que, após a leitura, fizessem seu próprio diário, o vínculoentre ela e os alunos, se estreita quando estes começam a escrever diários pessoais, contando tudo que quisessem: seus sentimentos, pensamentos, o que já havia se passado na vida deles, o quesonhavam. Ao ler seus diários, a professora decidiu que não iria desistir de seus alunos. Quando soube que a escola não emprestaria os livros aos alunos, arrumou um segundo emprego para poder comprar oslivros para sua turma, parte então em busca de outros empregos, para poder obter recursos para trabalhar com os alunos. Isto tem um custo, pois acaba interferindo em sua vida conjugal, levando a umposterior divórcio.

Depois de lerem “O Diário de Anne Frank”, a professora G pediu como trabalho sobre a leitura, que escrevessem uma carta para Miep Gies, a mulher que havia protegido Anne Frank,...
tracking img