Escrevendo textos tecnicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITAGORAS
ENGENHARIA DE AMBIENTAL









ORIENTAÇÃO PARA ESCREVER RELATÓRIOS TECNICOS NO ENSINO DE ENGENHARIA.














Betim
2012ORIENTAÇÃO PARA ESCREVER RELATÓRIOS TECNICOS NO ENSINO DE ENGENHARIA.




Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras,Unidade Betim, como parte da disciplina de Metodologia Cientifica, ministrada pelo.




.






Betim
2012
Visando melhorar a elaboração derelatórios técnicos e científicos, visto que o ensino no Brasil não se aprofunda na formação de base, segundo Cunha (1997, p.1); “É bem conhecida que a dificuldade na escrita no Brasil não se restringeatualmente aos textos técnicos, o que tem sido generalizado pela decadência do ensino fundamental”. Neste trabalho propõe-se aos alunos, principalmente aos graduandos em engenharia, a elaboração derelatórios mais adequados voltados a sua área de atuação. Para isso Cunha (1997) produziu um artigo com orientações simples e diretas e sua aplicação resultou na melhora significativa da qualidade dosrelatórios.

É fato que vários profissionais experientes encontram dificuldade em elaborar textos claros e compreensíveis. Declara Cunha (1997, p. 2); “Fiquei surpreso ao descobrir que mesmo profissionais comlonga experiência escrevem mal e por isso dificultam a documentação e a realização de projetos de engenharia”.

Muitos profissionais trabalham toda sua vida acreditando dominar a escrita técnica,porém, alguns acabam descobrindo que isso é inverídico.

Afirma Cunha (1997):

Esta deficiência na escrita técnica me preocupou pela primeira vez quando eu descobri que não sabiaescrever um texto técnico com clareza e precisão. Naturalmente isto ocorre durante a escrita da minha tese de mestrado. Isto me chocou, pois até então eu acreditava que escrevia bem. A realidade...
tracking img