Escopo do projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ESCOPO DO PROJETO

Entende-se como projeto um complexo de informações coletadas e conferidas, de forma a simular uma alternativa de investimento com a finalidade de testar a viabilidade do mesmo. Dessa maneira, analisa-se e implanta-se ou não, o referido projeto. Um projeto difere das informações, pois ele deve ser visto como um modelo de simulação de decisões de investimentos e suasimplicações. O projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado único.
Os projetos são classificados de acordo com seu objetivo. A classificação em função do setor econômico, onde se processa o investimento, obtém-se o projeto : agrícola, industrial ou de serviços. Se for classificado através do ponto de vista microeconômico, é obtido os seguintes tipos de projeto: deimplantação; de expansão ou de ampliação; de modernização; de relocalização e de diversificação. E por último, é permito também classificar o projeto em função do uso que este terá para a empresa no decorrer do processo decisório até a sua implantação, são os projetos de viabilidade, final e de financiamento.
São exemplos de projetos:
- Fabricação de um carro;
- Aprovação de um documento financeiro;- Rotina de auditoria de estoque.
o termo projeto é bastante recente em nossa cultura. São associadas a esse termo diferentes acepções: intenção (propósito, objetivo, o problema a resolver); esquema (design); metodologia (planos, procedimentos, estratégias, desenvolvimento). Assim, podem ser concebidas a atividade intelectual de elaboração do projeto e as atividades múltiplas de suarealização. (Boutinet,1990).
O escopo do projeto, ou seja, os objetivos, resultados esperados e descrição do trabalho a ser realizado, é efetuado na etapa de iniciação do projeto e detalhado na etapa de planejamento. Após traçar o escopo, é necessário estabelecer um consenso entre as partes interessadas sob o mesmo. Este processo é muito importante no que se refere a esclarecer a percepção do que o clienteespera do produto e o que o executor necessita produzir e entregar. Ainda no momento inicial, é explicito os prazos e custos dos investimentos. Deixando claro que reajustes podem ser feitos no decorrer do projeto.
Todos estes consensos são definidos antes do inicio do projeto, na etapa “inicialização”, e colocados no Termo de Abertura do Projeto, um documento formal que trata sob os assuntos decriação do mesmo. Neste termo, encontram-se as informações relacionadas ao contratante e ao contratado, como o nome do projeto, objetivos, necessidades, descrição sumária, produtos do projeto, produtos intermediários, patrocinador, gerentes necessários, principais colaboradores, etapas definidas pela entrega dos produtos produzidos, prazos, recursos necessários, procedimentos necessários para aaprovação dos produtos de cada etapa, serviços adicionais, etc.
A etapa “preparos iniciais”, da sessão de planejamento, é então, o momento da coleta de dados, troca de ideias. Compreende também a contrato com o cliente e os dados de estudo técnicos e viabilidade técnicas. Nesta etapa é caracterizado o produto.
As sessões de planejamento compreende também a sessão inicial, que é o momento em queos gerente designam as funções, os objetivos etc. Nesta etapa o projeto é formalizado. Logo após, percebe-se as sessões intermediárias, que é o momento de completar ou aperfeiçoar algo. Normalmente é realizado reuniões com a finalidade de verificar as necessidades do projeto. Em seguida, existe a sessão aprove, ocasião em que o projeto é aprovado pelas partes envolvidas nele, e por últimoencontra-se a sessão de divulgação, que é o tempo de divulgar o produto da maneira adequada e escolhida.
O planejamento do escopo, trata-se da elaboração e documentalização progressivamente, do trabalho do projeto, produzindo o produto do projeto. Consiste em desenvolver uma declaração escrita do escopo definindo um baseline para decisões futuras do projeto. É necessário desenvolver um melhor...
tracking img