Escolas psicologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturalismo

A partir de 1879 nasce a Psicologia, neste ano o psicólogo alemão Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório experimental de Psicologia. Que procurou determinar a estrutura da mente na tentativa de compreender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados da consciência produzidos pelos estímulos ambientais. A partir daí a psicologia separa-se da filosofia e se tornaciência.
O psicólogo defendeu como linha de atuação o introspeccionismo (o ‘’ olhar por dentro’’) na tentativa de fazer com que o pesquisador observasse e descrevesse minuciosamente suas sensações em função das características dos estímulos a que era submetido,afastado do relato de tudo aquilo que fosse conhecido.
O estruturalismo sofreu varias criticas pelo método usado que não possibilitavaexperimento em crianças e em indivíduos anormais e animais, por não poderem ser treinados conscientemente. E por subestimar o papel do individuo nos processos da percepção e aprendizagem.
Foco de estudos: Mentalista
Método: Introspecção.

Funcionalismo

O funcionalismo se baseia dos ideais americanos e é visto mais como um movimento do que como uma escola psicológica. O funcionalismorefere-se ao funcionamento da mente ou ao uso que o organismo faz dela para se adaptar ao ambiente. Os funcionalistas não estudavam a mente do ponto de vista da sua composição (dos seus elementos básicos e estrutura) mas como um aglomerado ou acumulação de funções e processos que resultavam em consequências praticas no mundo real.
O funcionalismo contribuio para imcorporar pesquisas de comportamentoanimal complementava o método introspectivo com dados obtidos por meio de outros métodos como a pesquisa fisiológica, os testes mentais, os questionários e descrições objectivas do comportamento.
O Funcionalismo foi muito importante para o desenvolvimento da psicologia e foi reforçado pelo Behaviorismo.
Os principais funcionalistas destacados são: Willian James,John Dewey e James Cattel. Eles dedenominavam funcionalistas por se interessarem mais no que a mente faz,nas suas funções,do que a mente é,ou como ela se esrutura.
Behaviorismo

O Behaviorismo é atomista e mecanicista, assemelha o homem a uma máquina. O Behaviorismo tenta ser tão objectivo como a física. Baseia-se numa tradição filosófica objectivista e mecanicista, na psicologia animal e na psicologia funcional. O seu objectivoteórico é a previsão e o controlo do comportamento.
No Behaviorismo os indivíduos tornam-se menos importantes na pesquisa.
O objecto de estudo do Behaviorismo são os elementos do comportamento, tudo o que podia ser objectivamente observado (reações físicas tais como os movimentos musculares e secreções glandulares.) Considerou que a aprendizagem é reponsável principal,inclusive,pelas mudançasobserváveis no comportamento como aumento da idade.
Contribuição: Ênfase na aprendizagem e motivação.
Foco de estudo: Comportamental.
Método: Observação do comportamento.

Gestalt

É um movimento de origem alemã, sendo desenvolvido nos Estados Unidos. Significa, toda a estrutura, a forma a organização.
Por volta de 1870, alguns estudiosos alemães começaram a pesquisar a percepção humana,principalmente a visão. Para alcançar este fim, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictóricos. Estas pesquisas deram origem àPsicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma. Seus mais famosos praticantes foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que desenvolveram as Leis da Gestalt, válidas até os nossos dias. Com seudesenvolvimento teórico, a Gestalt ampliou seu leque de atuação e transformou-se em uma sólida linha filosófica.Esta doutrina traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Esse movimento crítica o estruturalismo o behaviorismo. Afirma que as duas correntes subestimavam o papel do individuo,principalmente nos processos da percepção...
tracking img