Mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do vídeo Mitos-Deuses e Deusas

O vídeo assistido na aula do dia 24 de agosto de 2011, vem fazendo um interessante paralelo entre os mitos gregos, as histórias e personagens daGrécia antiga e a forma como eram ligadas ao mundo real. Os comentaristas do vídeo explicam que através de seus mitos a Grécia tinha uma maneira peculiar, própria, de explicar o mundo e buscarsoluções para seus problemas e dificuldades, ou no mínimo criar respostas para suas indagações.
O primeiro comentarista, Constantine, ex rei da Grécia, explica que os gregos antigos, tinham umainteressante história para explicar o nascimento de Atenas, a deusa que presenteou a Grécia com a oliveira.De acordo com Constantine, Zeus teve Atenas de uma forte dor de cabeça, causada por terengolido sua esposa Métis que estava grávida. Atena já nasce da cabeça do pai totalmente armada, mas não é uma deusa da guerra e sim protetora dos homens inteligentes e corajosos. Dando sequência ao vídeo,Constantine nomeia vários outros deuses como: Afrodite, deusa do amor; Artemis, virgem casta, representando a virtude;Apolo, deus da música e das artes; Posseidon, deus dos mares, e acima de todosesses, Zeus, deus dos céus e dos trovões.
Nota-se no documentário o dualismo existente entre os deuses , que traziam consigo tanto o bem quanto o mal, como se tivessem sido criados a imagem esemelhança dos seres humanos. E não foi justamente isso que aconteceu? Os deuses gregos eram na verdade uma mistura, um amálgama de deuses de outras culturas , principalmente do Oriente Médio, e,podemos dizer que eram na verdade um simbolismo do ser humano que demonstra através de seus atos e escolhas a preferência entre o bem ou o mal que habita dentro de si.
Procurando explicaraquilo que não consegue entender, a Grécia cria para si mitos, ou histórias que não são verdadeiras, mas repletas de personagens que estão de alguma forma ligados ao mundo real. No entanto, o...
tracking img