Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distancia
Curso : Serviço Social – 2º Semestre
Disciplina: Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Nome do Tutor: Janaina
Nome do Professor EAD: Edilene Garcia

Equipe:
Suellen de Fátima Alves de Araujo RA:337745
Josilene Maria Da Silva RA: 346771
Jessiane Gomes Dias de Araujo RA:335111
Nadjala Azevedo de Lima OliveiraRA:345414
Sandra Niéle Soares Lima da Silva RA:346072

Desafio de Aprendizagem

Etapa 7

Elabore um texto – resumo no mínimo 3 laudas no Maximo 5. Falar sobre os itens abaixo.
- Aula tema: O período colonial: Estrutura econômica política e social.
-Segundo Reinado: Transformação socioeconômica e crise do império.
-A era Vargas Políticas e trabalhistas.
- Ditadura Militar: A1-5,Milagres brasileiros e os anos de chumbo.
-Brasil contemporâneo de Sarney e FHC.
-Brasil contemporâneo do governo Lula.

Respostas:
PERIODO COLONIAL:Estrutura econômica política e social
Quando os portugueses colonizadores chegavam à nova terra, que posteriormente foi chamada de Brasil se deparou com uma população completamente diferente, da qual costumavam ver no continente europeu. Aopisar nas terras brasileiras, os portugueses procuravam estabelecer uma relação de cordialidade com essa população que eles denominavam de Índios.
Os Índios recebiam objetos por colaborarem nas operações de abastecimento de água e de lenha. Porem, essa relação foi modificando ao longo do tempo. Enquanto muitos portugueses invadiam o litoral brasileiro de modo brutal, existiam outros que juntaramaos índios e passaram a viver nas aldeias.
Com esses fatos, gerou a desigualdade entre esse povos. Enquanto os índios possuíam de humildes estacas de madeira, os colonizadores possuíam armas de fogo o que deixavam os índios em desvantagem.
Os povos indígenas desconheciam a ambição e as artimanhas dos europeus, que sempre apresentaram características de destruidores.
A sociedade colonialbrasileira foi alicerçada sobre uma diversidade heterogênea de populações. No entanto, a mistura dos portugueses, indígenas e africanos.
Por sua vez, o resultado de diversidade étnica para formação o Brasil foi à construção de sociedade diferente com traços das sociedades originais acrescida de um elemento novo revelando ser um mosaico de diversidades acentuado pelas dimensões continentais do país.SEGUNDO REINADO: Transformações socioeconômicas e crise do Império.
Embora os índios tenha sido um elemento importante para formação da colônia o negro logo o suplantou, sendo sua mão-de-obra considerada a principal base, sobre a qual se desenvolveu a sociedade colonial brasileira.
No Brasil, a escravidão teve inicio com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portuguesestraziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil.
Os Transportes eram feitos da África para o Brasil nos porões dos navios negreiros. Amontoados, em condição desumanas.
Nas fazendas de açúcar ou nas minas deouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito (de sol a sol) recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade. A abolição mais especificamente para os negros não significou liberdade efetiva, pois ela se transformou, entra outras coisas, em preconceito racial e exclusão social.
A regra geral para os ex-escravos foi anão-integração a sociedade burguesa. Ele não tinha condições de concorrer com o imigrante, melhor qualificado tecnicamente. Os planos dos abolicionistas e, relação à integração do escravo não se concretizaram. Os negros foram atirados no mundo dos brancos sem nenhuma indenização, garantia ou assistência e a grande maioria deslocou-se para as cidades, onde os aguardavam o desemprego e uma vida...
tracking img