Escolares e academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Amanda Gabrielly - 24
Amanda Micaely - 23
Andressa Freitas - 15
Fábio Douglas - 16
Fernanda Silva - 28
Geiciane Braga - 01
Jairlem Kaline - 28
Joane Rodrigues - 09
João Vitor - 10
Karolina Pereira - 23
Kaylane Tertuliano - 25
Kevily Kauane - 20
Maria Bianca - 18
Railso Braga - 24
Rayane Araújo - 16
RayssaRayla - 13
Thiago Vieira - 27
Vitória do Socorro - 08
Wegda Kauanny - 01
Werick de Souza - 25
Jasmim Vitória - 23
Juliana Barbosa - 22
Tacyane da Silva - 26

I – INTRODUÇÃO

Ovinucultura é parte da zootecnia especial que trata do estudo e da criação de ovelhas, de ovinos. Uma das primeiras explorações animais feitas pelo homem, há mais de 4.000 anos a.C., naÁsia Central; atividade destinada à produção de alimento, na forma de carne e leite, e de outros produtos, tais como lã e pele.
Neste trabalho abordaremos alguns tópicos sobre a história da ovinocultura sua origem, a domesticação de ovinos e as considerações históricas.



II – DESENVOLVIMENTO
* ORIGEM E DOMESTICAÇÃO DOS OVINOS
Ainda não é claro quando ou onde ocorreu a origem da civilização.Indubitavelmente, a civilização está relacionada com a domesticação dos animais e, provavelmente, o cão foi o primeiro animal a ser domesticado. Certamente, não distante do cão, veio à domesticação dos ovinos, caprinos e bovinos. Aparentemente, por 10.000 anos, estas espécies têm servido as pessoas.
O relacionamento entre seres humanos e ovinos foi sempre benéfico para ambos. Os carneiros sãoinsuperáveis na conversão de forrageiras em produtos para o consumo humano de alta qualidade, como a carne e o leite; já a lã e a pele, protegem o homem do frio. A contribuição do ser humano consiste no cuidado e proteção dos ovinos.
Onde a domesticação dos ovinos ocorreu, não foi estabelecido firmemente, mas evidências indicam que provavelmente aconteceu na Ásia Central. A criação de ovinos, naPlanície Mesopotâmica pelos pastores hebreus antecede a história escrita. Há 179 referências aos ovinos, 137 a carneiros, 167 a cordeiros, no Antigo Testamento.
O primeiro animal doméstico citado na bíblia é ovino (Gênesis 4:2). Abel, filho de Adão e Eva, era um pastor. Jacó serviu Labão por sete anos como pastor. Entretanto, Labão quebrou a sua promessa e exigiu mais sete anos de serviço. Jacóconseguiu serviço, mas nenhum salário. O negócio prosperou sob a orientação de Jacó que concordou continuar a trabalhar para Labão em troca de ovinos manchados, malhados e listrados do rebanho. Pela seleção, pelas mutações e utilizando a reprodução dos animais, Jacó produziu os primeiros ovinos de coloração diferente.
Os descendentes de Jacó selecionaram os ovinos que apresentavam lã mais branca, atéconseguirem a coloração totalmente branca. Davi e Salomão citaram a existência de ovinos brancos em seus escritos. Jacó pode ser lembrado como o primeiro melhorador de ovinos. A descendência de seus ovinos possuía mais de um par de chifres.
O mundo pode nunca saber como os ovinos foram domesticados ou qual era a ascendência destes animais. Há razões para acreditar que o ovino doméstico pode tersurgido do Muflon, originário da Europa e Ásia ou do Urial Asiático. Ambos são ovinos selvagens, que têm chifres, cauda curta e o corpo coberto mais por pêlos do que por lã, indicando um processo de seleção antigo até chegar ao ovino doméstico.
O mundo tem uma população ovina de aproximadamente 1,2 bilhões, ocupando grande parte dos ambientes impróprios para a agricultura, como regiões, comoregiões montanhosas e semiáridas. Os ovinos fornecem carne, leite, lã e pele para seus criadores, sendo considerados nos sistemas tradicionais de criação, conversores eficientes de forragens em produtos para o consumo humano. Entretanto, este tipo de exploração está mudando. Quando a terra e outros fatores ambientais são favoráveis, os ovinos podem expressar sua genética através de uma produtividade...
tracking img