Escola rumo ao mundo digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Rumo ao Mundo Digital


Jucélia Gomes Ribeiro


RESUMO: Este texto apresenta uma reflexão acerca da linguagem estabelecida entre professor e aluno nos dias atuais e a influência das TICs no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as alterações que a sociedade atual, a sociedade da informação ou sociedade em rede, está imputando ao ambiente escolar. Com o surgimento dasnovas tecnologias de informação, vivemos hoje uma era de muitas transformações, indagações e adaptações. Os conhecimentos provêm hoje mais dos media do que da escola e do sistema formal de difusão de conhecimentos. A dificuldade hoje é lidar com o excesso de informações, mais do que com a falta delas. È necessario um tipo de treinamento educacional, uma forma nova de competência crítica, o domínio daleitura e da escrita de novas linguagens.

PALAVRAS CHAVES: Mundo digital, Interação, TICs


INTRODUÇÃO: A sociedade atual se destaca pela velocidade como as informações circulam pelas redes de comunicações. Através da internet, por exemplo, as pessoas podem estudar, trocar mensagens instantâneas com seus amigos, procurar emprego, criar sua página web pessoal, ou seja, as pessoasinteragem mediadas pela tecnologia. Nessa interação as pessoas se constituem e configuram diálogos com seus interlocutores. No entanto, com a proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e da formação da sociedade em rede, parece interessante refletir como se dará a interação, nessa sala de aula, entre o professor imigrante digital e o aluno nativo digital. Aparentemente, muitosdesses professores não estão preparados para atuarem no contexto das tecnologias e de dialogar com os alunos digitais na linguagem que estes últimos aprenderam fora do ambiente escolar. Nossas escolas estão recebendo em seus bancos escolares os alunos da geração Internet, ou nativos digitais. Eles encontram na sala de aula, na maioria das vezes, o professor imigrante digital. O problema é, justamente,adaptar a tecnologia ao conteúdo pedagógico. É consenso entre os especialistas que não basta apenas investir em laboratórios, salas multimídia e projetores de luz. Muitas escolas, mesmo aquelas que gastam rios de dinheiro em equipamentos de última geração, deixam de lado o treinamento dos professores. Sem mudança na metodologia, as novas ferramentas são subutilizadas. A escola não poderá lidarapenas com informações prontas, acabadas, mas deverá preocupar-se mais com a capacidade do aluno aprender.
Nesta visão a Internet apresenta uma grande importância nas atividades diárias, seja em relacionamentos sociais, para comunicação ou mesmo para atividades de trabalho. A tecnologia e o conhecimento dominarão o mundo do trabalho neste século, ter dominio sobre a informática não é umdiferencial, mas um pressuposto. As pessoas têm exercer múltiplos papéis, não mais o especifico e segmento do passado.
































DESENVOLVIMENTO:
É de fundamental importância, nesse contexto,a formação dos professores para o desenvolvimento de currículos e projetos pedagógicos em que as tecnologias da informação e da comunicação não sejam apenasferramentas, mas recursos instituintes de novas formas de aprender e ensinar, na perspectiva das redes colaborativas e da autonomia dos sujeitos. Pretende discutir alternativas para o desenvolvimento e o fortalecimento de práticas que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio dos programas oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), das experiências compartilhadas pelospróprios educadores e também das iniciativas originadas pela parceria entre os setores público e privado. Esperamos que a leitura dos textos desta publicação eletrônica e o visionamento dos programas que compõem a série televisiva possibilitem, além de reflexões, o desenvolvimento de práticas que consolidem a relação indissociável entre educação e tecnologia, ensejando enfim uma escola em...
tracking img