Organismos geneticamente modificados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza.
Nele vamos falar sobre a hereditariedade, mais concretamente sobre os Organismos Geneticamente Modificados (O.G.M), a Clonagem Terapêutica, a Clonagem sobre a Terapia Genética o Planeamento Familiar.
Com este trabalho pretendemos ficar a saber mais sobre este tema e ter uma boa prestação nesta disciplina.Realizado por

2.1 - O QUE SÃO OS O.G.M?
(ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS)

Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada.Normalmente quando se fala em Organismos geneticamente modificados refere-se aos organismos transgénicos, mas estes não são exactamente a mesma coisa. Um transgénico é um organismo geneticamente modificado, mas um organismo geneticamente modificado não é obrigatoriamente um transgénico.

Um OGM é um organismos cujo material genético foi manipulado e um transgénico é um organismo que possui um oumais genes (uma porção de DNA que codifica uma ou mais proteínas) de outro organismo no seu material genético, ou seja, uma bactéria, por exemplo, pode ser modificada geneticamente para expressar mais vezes uma proteína, mas não é um transgénico, já que não recebeu nenhum gene de outro ser vivo.






2.2 - VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS O.G.M

2.2.1. -Vantagens:
Tolerância a Herbicidas –Aumento da Produtividade
As plantas podem ser modificadas de modo a terem no seu DNA um gene que lhe confira resistência a produtos químicos como os pesticidas e os insecticidas. Com isto, o agricultor vai poder usar as quantidades de químicos desejadas para acabar com as pragas e, assim, obter um maior aumento de produto no final de cada época.


Tolerância a Insectos – Redução dos QuímicosUsados

As culturas transgénicas podem ser munidas de genes que lhes confiram resistência ás suas pragas naturais, produzindo toxinas que matam essas pragas. Com isto, é desnecessário o uso de químicos como os pesticidas na agricultura, uma vez que a própria planta se “protege sozinha”, contribuindo assim para reduzir a poluição ambiental.


Redução do Uso de Fertilizantes

Alguns frutos enozes são munidos de genes capazes de os fazer aumentar o seu tamanho naturalmente sem precisarem de ser utilizados fertilizantes e outros químicos nas culturas para os tornarem maiores e mais apetecíveis.

Melhoria da Qualidade dos Alimentos

A tecnologia usada nos transgénicos permite-nos melhorar e corrigir os mais variados alimentos de modo a produzirmos novos alimentos com ascaracterísticas desejadas. Podem ser obtidos alimentos com maior teor em certos nutrientes, alimentos com vitaminas que naturalmente não conseguiriam produzir, reduzir a síntese de algumas proteínas para que os alimentos durem mais tempo, entre outros.

Produção de Compostos com Interesse Económico








A inovação da biotecnologia a este nível é de tal forma grandiosa, que é possível produzirvariadíssimos tipos de organismos que nos possibilitem uma vida mais fácil. É possível criar vacinas comestíveis, modificar o material genético das vacas para produzirem mais leite, criar peixes coloridos para comercializar como peças de decoração, assim como muitas outras coisas de que falaremos mais à frente. Tudo isto contribui para um largo interesse económico à escala mundial, e quem tiver mais“imaginação” sai a ganhar.




Clonagem

Através da técnica de DNA recombinante é possível introduzir nas bactérias genes com determinadas funções (genes de interesse). As bactérias ao reproduzirem-se formam descendentes exactamente iguais entre si, como se fosse um clone. Assim fazem cópias desse gene, sendo este processo chamado de Clonagem.


Produção de Medicamentos

Tal como na...
tracking img