Escola intercultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO
Ano lectivo de 2012-2013



11º Ano – Turma Q







Disciplina de Contabilidade e fiscalidade










MODULO 8 – Investimentos




























INVESTIMENTOS

Podemos definir os investimentos como “o conjunto de elementos patrimoniais destinados a servir de forma duradoura a atividade daempresa”.

O que permite incluir um elemento patrimonial dentro dos bens dos investimentos não é o elemento em si, mas sim a função que cumpre dentro da empresa. Desta forma, um edifício construído por uma construtora para vender não se incluirá no ativo fixo da mesma, mas sim um produto acabado que se contabilizará no grupo dos inventários, no ativo corrente; pelo contrário, o edifício onde seencontram os armazéns e as oficinas da construtora sim, serão bens enquadrados no ativo fixo tangível, isto é, no ativo não corrente.

Assim, para identificar os elementos que constituem os investimentos, deverão verificar-se as seguintes condições:

- constituírem investimentos que superem o exercício económico;

- formar parte da actividade produtiva, comercial ou de serviços da empresa.Os investimentos aparecem-nos vulgarmente divididos em três grandes grupos:

1 – TÉCNICOS:

Constituído por bens patrimoniais tangíveis ou intangíveis que tornam possível o arranque e desenvolvimento da actividade da empresa, com características de permanência e que estão ligadas às actividades normais.

2 – DE RENDIMENTO

Abrangem o investimento em propriedades, as participações decapital noutras empresas e outras aplicações financeiras cujos objectivos visam proporcionar um certo rendimento ou controlo de outras empresas.

3 – ACTIVOS NÃO CORRENTES DETIDOS PARA VENDA

Activos que a empresa espera que a quantia registada seja recuperada através da sua venda e não através do seu uso continuado.



Notas de enquadramento do SNC

Esta classe inclui os bens detidos comcontinuidade ou permanência (> 1 ano) e que não se destinem a ser vendidos ou transformados no decurso normal das operações da entidade, quer sejam da sua propriedade, quer estejam em regime de locação financeira.



|43 – Activos fixos tangíveis |

Esta conta integra os activos tangíveis, móveis ou imóveis, que a empresa utiliza na sua actividade operacional, quenão se destinem a ser vendidos ou transformados, com carácter de permanência superior a um ano. Inclui igualmente as benfeitorias e as grandes reparações que sejam de acrescer ao custo daqueles activos fixos tangíveis



➢ 431 - Terrenos e recursos naturais

➢ 432 - Edifícios e outras construções

➢ 433 - Equipamento básico

➢ 434 - Equipamento de transporte

➢435 – Equipamento administrativo

➢ 436 – Equipamentos biológicos

➢ 437 – Outros activos fixos tangíveis

➢ 438 – Depreciações acumuladas

➢ 439 – Perdas por imparidade acumuladas





MENSURAÇÃO NO RECONHECIMENTO

O custo do activo fixo tangível inclui:


➢ O seu preço de compra adicionado dos direitos de importação e impostos de compra nãoreembolsados, e deduzindo os descontos e abatimentos obtidos na aquisição;


➢ Os custos directamente atribuíveis e necessários para colocar o activo na localização e condições necessárias para funcionar;

➢ Quando a empresa é obrigada a desmantelar o activo no final da sua vida útil, os custos de desmantelamento devem ser estimados e incluídos no seu custo inicial.CUSTO AQUISIÇÃO = Preço de Compra + Despesas Adicionais de compra (transportes, seguros,...) + Custos de instalação – Descontos e abatimentos



=MOVIMENTAÇÃO CONTABILISTICA=

( Aquisição

Exemplo:







Lançamento:








( Gastos adicionais de aquisição ou instalação
Exemplo:







Lançamento





( Grandes Reparações e Benfeitorias:
São...
tracking img