Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS
 
1 – PATOLOGIA
 
Conforme HELENE :
"a patologia pode ser entendida como a parte da engenharia que estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e origens dos defeitos das construções civis, ou seja, é o estudo das partes que compõem o diagnóstico do problema". (op. cit. p. 19)
Para SOUZA e RIPPER (1998), designa-se genericamente por Patologia das Estruturas "um novo campo daEngenharia das Construções que se ocupa do estudo das origens, formas de manifestação, conseqüências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos sistemas de degradação das estruturas." (p. 14)
 
2 - DESEMPENHO
 
Conforme SOUZA e RIPPER, "por desempenho entende-se o comportamento em serviço de cada produto, ao longo da vida útil, e a sua medida relativa espelhará, sempre, o resultado do trabalhodesenvolvido nas etapas de projeto, construção e manutenção." (ibid. p. 17)
 
3 – VIDA ÚTIL
 
O Código Modelo MC–90 do CEB – FIP ( * ) , apud ARANHA e DAL MOLIN (1994), estabelece que:
"as estruturas de concreto devem ser projetadas, construídas e operadas de tal forma que, sob as condições ambientais esperadas, elas mantenham sua segurança, funcionalidade e a aparência aceitável durante umperíodo de tempo, implícito ou explícito, sem requerer altos custos imprevistos para manutenção e reparo." (op. cit. p. 19)
Segundo SOUZA e RIPPER, "por vida útil de um material entende-se o período durante o qual as suas propriedades permanecem acima dos limites mínimos especificados." (op. cit. p. 17)
Para ANDRADE, (1992) vida útil "é aquela durante a qual a estrutura conserva todas ascaracterísticas mínimas de funcionalidade, resistência e aspectos externos exigíveis". (p. 23)
 
4 – DURABILIDADE
 
Segundo COLLEPARDI, M.:
"a durabilidade de uma estrutura de concreto armado é a capacidade da estrutura manter as suas características estruturais e funcionais originais pelo tempo de vida útil esperado, nas condições de exposição para as quais foi projetada".
NEVILLE, (1997) diz que para oconcreto ser considerado durável:
"é essencial que as estruturas de concreto desempenhem as funções que lhe foram atribuídas, que mantenham a resistência e a utilidade que delas se espera, durante um período de vida previsto ou, pelo menos, razoável. Portanto, o concreto deve poder suportar o processo de deterioração ao qual se supõe que venha a ser submetido." (p. 481)
 
5 – TERAPIA
 
Àterapia cabe estudar a correção e a solução desses problemas patológicos (HELENE, 1992). Para obter êxito nas medidas terapêuticas, é necessário que o estudo precedente, o diagnóstico da questão, tenha sido bem conduzido.
As medidas terapêuticas de correção dos problemas tanto podem incluir pequenos reparos localizados, quanto uma recuperação generalizada da estrutura ou reforços de fundações,pilares, vigas e lajes. É sempre recomendável que, após qualquer uma das intervenções citadas, sejam tomadas medidas de proteção da estrutura, com implantação de um programa de manutenção periódica.
 
 
GÊNESE DA PATOLOGIA DE ESTRUTURAS
 
Das estruturas em geral, e em particular das estruturas de concreto, espera-se uma completa adequação às finalidades a que se destinam, sempre levando emconsideração o binômio segurança - economia.
Salvo os casos correspondentes à ocorrência de catástrofes naturais, em que a violência das solicitações, aliada ao caráter marcadamente imprevisível das mesmas, será o fator preponderante, os problemas patológicos tem suas origens motivadas por falhas que ocorrem durante a realização de uma ou mais das atividades inerentes ao processo genérico a que sedenomina de construção civil, processo este que pode ser dividido, em três etapas básicas: concepção, execução e utilização.
Em nível de qualidade, exigi-se, para a etapa de concepção, a garantia de plena satisfação do cliente, de facilidade de execução e de possibilidade de adequada manutenção; para etapa de execução, será de garantir o fiel atendimento ao projeto, e para a etapa de utilização, é...
tracking img