Escola em ciclos uma escola inquieta -o papel da avaliação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVRO:
ESCOLA EM CICLOS
UMA ESCOLA INQUIETA- O PAPEL DA AVALIAÇÃO /
AUTORA:CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES

A concepção de avaliação que temos hoje é culturalmente formada, Nossa sociedade, vê naavaliação um medidor da qualidade escolar,, reprovando assim o aluno que não alcançar uma meta de aprendizado em um determinado tempo estimulado pela escola. Sem levar em consideração a subjetividadedo processo de aprendizagem.
Na escola de ciclos a avaliação acompanha a proposta de seu embasamento teórico que é a teoria de Piaget ( estágios cognitivos) pág. 99.
A forma como a escola concebesua avaliação hoje, iguala no mesmo patamar os alunos no processo que é a aprendizagem. Sendo esse talvez a maior razão das reprovações e mais pra frente da evasão escolar.
Partindo do principio queque todos são cognitivamente aptos à aprendizagem, a elaboração de diferentes estratégias (a palavra estratégia de encaixa aqui, por toda utopia é uma missão a ser alcançada) de ensino-aprendizagem, deformas de avaliação, de currículos afim de atender todos os alunos.
O caráter da avaliação da escola de ciclos é formativo, ou seja, aquela que te ajuda a identificar suas dificuldades parasaná-las, e enfatizar seu potencial ou melhor uma avaliação que orienta os caminhos para o conhecimento.

Hadji (1994) – segundo ele pode-se distinguir três etapas para essa forma avaliativa.

- Adaptaçãodo ensino ao aluno( individualização).
- Identificar em qual parte do processo está o aluno.
- Facilitar a aprendizagem.

Para facilitar o processo de avaliação formativa várias mudanças naestrutura escolar devem ocorrer como as relações dentro do espaço escolar, tanto as relações com o saber quanto entre os agentes, como a relação com a profissão ( referente ao comprometimento doprofessor), com o tempo escolar e sua gerência e administração, muda-se a didática, muda-se a proposta curricular. (Perrenoud (1999) com o conceito de ter de mudar a escola para adaptar a avaliação...
tracking img