Como ganhar adolescentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO SUDESTE DO BRASIL

Evaldo Rodrigues Oliveira

439/08

Resumo da leitura do livro Como ganhar os adolescentes

Trabalho apresentado no seminário Teológico
Batista do Sudeste do Brasil, em exigência dadisciplina: Metodologia de adolescentes.
Prof. Maristela Massacesi. 1º. Semestre / noturno.

GUARULHOS

Maio de 2011

COMO GANHAR OS ADOLESCENTES

INTRODUÇÃO

O mundo dos adolescentes é completamente diferente do nosso,mas temos o costume de achar que eles só serão abençoados por Deus, se eles se parecerem com nosso modo de pensar e agir, estes são um dos inúmeros erros que cometemos quando resolvemos trabalhar com eles.

Erramos por pura teimosia, porque há algo muito importante ao nosso favor, o fato de já termos passado por esta fase e vivenciarmos tudo que hoje em dia eles pensam, aindaque a evolução e tecnologia os fazem um pouco diferentes, na soma geral acabamos tendo muitas coisas em comum.

O autor Frank E. Burkhalter falou sobre o universo deles de maneira dinâmica e muito proveitosa, sobre este assunto dissertaremos a seguir, que este resumo possa refletir o pensamento do autor e que o leitor desta apostila possa mesmo de maneira resumida aprender algo sobre esteuniverso.

01 – O ADOLESCENTE – UM DESAFIO.

É um desafio porque exigem pessoas dedicadas, preparadas e dispostas a empregar seu amor e tempo no convívio com eles. Nesta fase se desenvolve o caráter e é essencial a participação dos pais, principalmente a presença paterna, não se esquivando da tremenda responsabilidade e não fugindo do dever jogando para a mãe todo o fardo, além decolocar uma carga injusta sobre a igreja, a escola e a sociedade.

Durante a adolescência, os jovens passam por várias transformações de caráter físico, psicológico, social e religioso que às vezes não é compreendido por nós e nem mesmo por eles mesmos.

Nesta fase também forma-se sonhos, idealizações, aspirações, vontade de fazer e acontecer, ansiosos portomar uma direção, mas alheios à natureza dos caminhos e do destino a que eles possam levar.

“A adolescência é o período por excelência que determina o destino do homem”.

Em outras palavras, o adolescente pode ser facilmente conduzindo pelo caminho que leva ao céu ou pelo que leva ao inferno, de acordo com a direção tomada por aquele que primeiro manifestarinteresse pela sua pessoa e solicitar a sua amizade.

02 – O ADOLESCENTE – UMA OPORTUNIDADE.

A oportunidade de descobrir e estimular as vocações dos jovens e encorajá-los no sentido de se tornarem úteis a humanidade.

Pode se afirmar que em nenhum campo de atividades humanas se podem esperar maiores e mais rápidos resultados do que na vida do adolescente.Ex.: O escritor e pregador Charles H. Spurgeon, que aceitou Jesus aos 15 anos de idade e ficou conhecido como “o príncipe dos pregadores” um dos grandes homens de Deus de toda a história da Igreja.

Normalmente os professores de Escola Bíblia Dominical não reconhecem estes fatos e tratam com indiferença este assunto, porque desconhecem a natureza do adolescente, assimcomo a facilidade com que aceita a direção de um homem vigoroso e consagrado que se queira dedicar a este ministério.

03- PORQUE OS ADOLESCENTES PROCURAM UM AMIGO MAIS VELHO¿

Os adolescentes procuram a amizade de um homem no qual eles sejam realizados em seu ideal acerca do que deve ser um homem, um amigo com quem possa falar dos seus planos e de quem possa receber com gosto o...
tracking img