O federalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O FEDERALISTA

Hoje em dia, falar numa república governada por um presidente parece algo absolutamente normal. Mas no fim do século XVIII não era. Por causa de novidades como essa, a Constituição americana, escrita em 1787, enfrentou um duro debate antes de ser aprovada pelas 13 ex-colônias inglesas que então formavam os Estados Unidos da América.
Depois de ajudar a escrever a Constituição,Alexander Hamilton e James Madison se empenharam em defendê-la. Com o auxílio de John Jay, publicaram 85 artigos no Independent Journal de Nova York, entre 1787 e 1788. Reunidos, os textos foram chamados de O Federalista e explicam como deveria funcionar cada parte do Estado. São uma obra-prima da teoria política.
A Constituição americana propunha diminuir a autonomia dos estados, criando um fortegoverno federal, encabeçado por um presidente eleito. Um absurdo, diziam os críticos. Afinal, os Estados Unidos eram extensos demais para serem administrados como uma só república. Naquela época, todas as grandes nações eram monarquias, e desde a Antiguidade acreditava-se que o governo republicano só servia para lugares pequenos.
Em países grandes, o principal obstáculo contra a república seriaa diversidade de facções políticas, que tornaria o consenso impossível. Segundo O Federalista, o medo não se justificava: nenhuma dessas facções seria capaz de ganhar sozinha as eleições nacionais. Para chegar ao poder, elas teriam que se unir em torno de interesses gerais ou seja, seriam obrigadas a buscar o bem comum.
Depois da promulgação da Constituição, os autores continuaram totalmenteenvolvidos na política. James Madison foi um dos fundadores do Partido Republicano, junto com Thomas Jefferson (que foi eleito presidente dos EUA em 1808). Alexander Hamilton foi o primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos e John Jay foi conselheiro de George Washington, presidente dos EUA em 1789, John Jay também foi o presidente da Corte Suprema.
|
Contexto que ocorreu O Federalista
Porvolta do século XVIII, nota-se que nos Estados Unidos a Guerra pela Independência que aconteceu do ano de 1775 à 1783, originou-se de um descontentamento das Treze Colônias com o governo inglês, bem como causa da Revolução Industrial, na qual se destaca maior abrangência mercantil e a Guerra dos Sete Anos entre a França e a Inglaterra. Para reparar os gastos, a Inglaterra promoveu arrocho doPacto Colonial, tendo como consequência a tensão social entre a colônia e a metrópole. Então com o objetivo de resolver essas tensões sociais, inicia-se os congressos, o primeiro deles ocorreu em 1774, em Filadélfia.
E em 1787, ocorre uma nova reunião na Filadélfia, que ficou conhecida como a Convenção Constitucional, que tinha por objetivo rever os artigos da Confederação, por meio do qual Madison,Hamilton e Jay (Os Federalistas) tinham a intenção de criar um novo governo.
Dentro desse cenário, O Federalista nasce em 1788, a partir de ensaios publicados na imprensa de New York com o intuito de contribuir para a ratificação da Constituição pelos Estados, tendo como precursor Alexander Hamilton, James Madison e John Jay, os quais dariam origem a nova forma de governo, ainda não conhecida: oFederalismo.
Principais aspectos
Os Artigos federalistas tem três principais aspectos, que dão o ar de novidade ao texto proveniente da tentativa do convencimento do povo de Nova York para aceitar a nova constituição americana, proveniente da Convenção da Filadélfia de 1786. Esses três principais aspectos são: 1º a criação do federalismo em contraposição ao confederalismo; 2º questionamentossobre a natureza humana, a separação dos poderes e a constituição mista do governo; e, 3º a república, como forma de governo, e as facções.
Os Artigos Federalistas é uma coletânea de artigos, publicados primeiramente no Independent Journal, de Nova York, e posteriormente em outros inúmeros jornais ao redor dos Estados Unidos, que, alguns anos depois da confirmação pelos estados confederados, agora...
tracking img