Escola dos annales

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História do Azeite
O azeite é um dos mais antigos produtos produzidos pelo homem. Entre os vestígios mais antigos que fazem referência ao azeite, encontram-se assentamentos pliocênicos na Itália, além de restos, fossilizados, de 12000 anos AC, em plena era do Cromagnon. Há referências ao azeite em relevos, pinturas, ânforas e murais do Egito Antigo, Grécia Clássica e Roma Imperial.
Segundoalguns registros históricos, o cultivo de oliveiras para a extração do azeite data da Síria Antiga sendo explorado pelos povos egípcios e armênios. Na Grécia Antiga, a oliveira tinha grande importância e algumas passagens mitológicas mencionam a oliveira e sua criação. Como a lenda da própria criação da cidade de Atenas. Diz a lenda que Atena, a deusa da sabedoria e inteligência, disputou comPosidon, o deus supremo dos mares, o apadrinhamento da cidade. Para isso, estabeleceu-se um concurso. Venceria aquele que desse o melhor presente à população local. Posidon criou um rio salgado, portanto, inútil. Já Atena criou a oliveira, que produzia alimentos, o azeite e a madeira. Com isso, venceu a disputa e deu seu nome à cidade...
E, hoje, os gregos lideram o ranking de maior consumo de azeiteno mundo: são cerca de 22 litros por pessoa/por ano.
Ao longo de toda a sua história, o azeite de oliva foi associado à alimentação, à medicina e à religião. À paz, abundância e ao bem estar.
Breve Cronologia:
12000 AC Primeiras referências históricas ao cultivo de oliveiras.
5000 AC O Egito é a primeira civilização a realizar regularmente a extração do azeite por meios mecânicos naturais,utilizando o azeite de oliva para iluminar templos.
3000 AC Primeiras notícias de elaboração do azeite de oliva na Fenícia, Anatólia.
Palestina e Egito
2500 AC Mais antigas referências escritas relacionadas à oliveiras; correspondem ao período do Rei Midas.
1050 AC Os fenícios introduzem o cultivo da oliveira na Espanha.
O azeite surgiu, possivelmente, como combustível (lamparinas) e comosubstância medicinal, uma vez que são poucas as referências que o relacionam à alimentação. O azeite era utilizado para:
* • embalsamar os reis
* • como isolante térmico para o corpo
* • como hidratante: Claudio Galeano (129-199 DC), médico chefe da escola de gladiadores de Pérgamo na Ásia, foi o criador do primeiro creme hidratante da história, ao descobrir que o resultado da mistura doazeite de oliva com água e cera de abelha aplicada ao corpo proporcionava muito mais elasticidade à pele. As damas da aristocracia grega utilizavam diferentes azeites aromatizados de acordo com as diversas partes do corpo.
Entre os gregos do período clássico, se acreditava que os filhos das divindades nasciam à sombra das oliveiras. Por esta razão, as mulheres grávidas eram levadas para dormir sobsua sombra.
Os grandes vencedores dos jogos olímpicos, ungidos com azeite, eram coroados com ramos de oliveira, uma vez que se acreditava na força divina das oliveiras e seu fruto. Pela mesma razão, os Césares eram coroados com ramos de oliveira.
Ao azeite é atribuído o combate de:
* • doenças da pele, por ser cicatrizante
* • tendinites
* • pedras na vesícula
* • cera no ouvido* • ressaca
* • queimadura.

Trigo, lentilhas, azeitonas, figos, a comida na antiga Palestina
By Reggie Aspiras Por Reggie Aspiras
Philippine Daily Inquirer Filipino Daily Inquirer
Date First Posted 22:05:00 04/01/2010 First Date Postado 2010/04/01 22:05:00

Gallery Galeria
1 2 1 2

PHOTO: FOTO:

PHOTO: FOTO:
You might also like: Você pode também gosta:
* Kuwaitcourt convicts journalist for 'slander' of PM Kuwait tribunal condena jornalista por "difamação" da PM
* Volcanic meal cooked over hot lava at Iceland eruption site Vulcânica refeição cozinhada sobre a lava quente na Islândia local erupção
* 30 prisoners escape after bomb blast at south Yemen jail 30 prisioneiros escapam após explosão de bomba no sul prisão do Iêmen
* US media...
tracking img