Escola do planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escola do Planejamento
A Formação de Estratégia como um Processo Formal

A década de 70 viu a divulgação de, literalmente, milhares de artigos, em publicações acadêmicas e na imprensa de negócios, que exaltavam as virtudes do “planejamento estratégico” formal. Originou-se, então, ao mesmo tempo que a Escola de Design, a Escola do Planejamento.
As mensagens centrais da escola deplanejamento sintonizavam perfeitamente com toda a tendência em ensino de Administração e com a prática empresarial e governamental: procedimento formal, treinamento formal, análise formal e muitos números. A estratégia devia ser guiada por um quadro de planejadores altamente educados, uma parte de um departamento especializado de planejamento estratégico com acesso direto ao executivo principal.Embora tenha crescido até alcançar um enorme impacto sobre a prática da administração estratégica nos anos 70, vários reveses prejudicaram-na enormemente. Hoje, embora não esteja ausente, ela é uma pálida sombra da sua influência anterior. O problema foi que, em termos quantitativos, esta literatura de planejamento estratégico cresceu de forma acentuada, mas em termos qualitativos, muitopouco. Poucas pesquisas eram feitas para descobrir como o planejamento funcionava, na prática.

O Modelo Básico de Planejamento Estratégico
Existem centenas de modelos diferentes de planejamento estratégico. Porém, a maior parte se reduz às mesmas idéias básicas: tome o modelo SWOT, divida-o em etapas claramente delineadas, articule cada uma destas com muitas listas de verificação etécnicas e dê atenção especial à fixação de objetivos, no início, e à elaboração de orçamentos e planos operacionais, no final.

O Estágio de Fixação de Objetivos
← Explicar e quantificar as metas da organização.
← Distinguir metas de estratégias.
“O primeiro estágio, fixação de objetivos, serve principalmente para identificar alternativas estratégicas relevantes, para onde ou em qual direçãoestratégica a empresa como um todo, bem como suas subunidades estratégicas, deverá ir.” ( Steiner, 1980:31)

O Estágio de Auditoria Externa
Uma vez estabelecido os objetivos, em seguida avaliar as condições externas e internas da organização. Um elemento importante da auditoria do ambiente externo da organização é o conjunto de previsões feitas a respeito das condições Futuras.“Planejar é a capacidade de fazer previsões.”

O Estágio de Auditoria Interna
Em conformidade com a abordagem de planejamento, o estudo de forças e franquezas também foi sujeito a uma extensa decomposição. Mas aqui, talvez pelo fato de a avaliação de competências distintivas ser necessariamente subjetiva, o uso de técnicas formalizadas em geral deu lugar a checklists e tabelas mais simples devários tipos.

O Estágio de Avaliação da Estratégia
Como o processo de avaliação se presta para elaboração e qualificação, as tecnologias abundam, variando do simples cálculo de retorno sobre o investimento até uma onda de técnicas como “avaliação da estratégia competitiva”, “análise de riscos”, “curva de valor” e os vários métodos associados ao cálculo do “valor para o acionista”.

OEstagio de Operacionalização da Estratégia
Todas as estratégias precisam ser divididas em subestratégias para o sucesso da implementação” (Steiner, 1979:77). Assim, a operacionalização de estratégias dá origem a todo um conjunto de hierarquias, em diferentes níveis e com diferentes perspectivas de tempo. Finalmente, todo o conjunto – objetivos, orçamentos, estratégias, programas – é reunido em umsistema de planos operacionais, às vezes chamado de “Plano Mestre”.

Premissas da Escola de Planejamento
1. As estratégias devem resultar de um processo controlado e consciente de planejamento formal, decomposto em etapas distintas, cada uma delineada por checklists e apoiada por técnicas.
2. A responsabilidade por todo o processo está, em princípio, com o executivo principal; na...
tracking img