Escola do Planejamento

Páginas: 7 (1572 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
INTRODUÇÃO
As mensagens centrais da escola de planejamento sintonizavam perfeitamente com toda a tendência em ensino de administração e com a prática empresarial e governamental: procedimento formal, treinamento formal, análise formal e muitos números.
Embora tenha crescido até alcançar um enorme impacto sobre a prática da administração estratégica nos anos 70, vários reveses prejudicaram-naenormemente. Hoje, embora não esteja ausente, ela é uma pálida sombra da sua influência anterior.
O problema foi que, em termos quantitativos, esta literatura de planejamento estratégico cresceu de forma acentuada, mas em termos qualitativos, muito pouco. Poucas pesquisas eram feitas para descobrir como o planejamento funcionava na prática. Os poucos estudos em profundidade de planejamentoestratégico raramente eram conduzidos por pessoas ligadas a esta escola.

O MODELO BÁSICO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ideias básicas:
Tome o modelo SWOT, divida-o em etapas claramente delineadas, articule cada uma destas com muitas listas de verificação e técnicas e dê atenção especial à fixação de objetivos no início e à elaboração de orçamentos e planos operacionais no final.

O estágio de fixação deobjetivos
Os proponentes da escola de planejamento desenvolveram extensos procedimentos para
Explicar e, sempre que possível, quantificar as metas da organização (geralmente colocadas em forma numérica como objetivos).
O primeiro estágio de fixação de objetivos serve para identificar alternativas estratégicas relevantes, onde ou em qual direção estratégica a empresa como um todo, bem como suassubunidades organizacionais, deve ir.

O estágio da auditoria externa
Uma vez estabelecidos os objetivos, os dois estágios seguintes são para avaliar as condições externas e internas da organização, os quais chamaremos de auditoria. Um elemento importante da auditoria do ambiente externo da organização é o conjunto de previsões feitas a respeito das condições futuras. Assim, “prever e preparar” tornou-seo lema desta escola de pensamento.

O estágio de auditoria interna
O estudo de forças e fraquezas também foi sujeito a uma extensa decomposição. O uso de técnicas formalizadas em geral deu lugar a checklists e tabelas mais simples de vários tipos.

O estágio de avaliação de estratégia
Como seus nomes indicam, quase todos estágios são orientados para a análise financeira. Várias estratégias sãodelineadas, de modo que possam ser avaliadas e uma delas, selecionada.

O estágio de operacionalização da estratégia
Todas as estratégias precisam ser divididas em subestratégias para o sucesso da implementação.
Assim, a operacionalização de estratégias dá origem a todo um conjunto de hierarquias, em diferentes níveis e com diferentes perspectivas de tempo. Planos de longo, médio e curto prazo.Programando todo o processo
É preciso programar não só as etapas do processo, mas também o cronograma, segundo o qual elas são executadas.

SELECIONANDO AS HIERARQUIAS
As quatro hierarquias – uma para objetivos, uma para orçamentos, uma para estratégias e uma para programas.
De um lado, estão estratégias e programas sob o rótulo planejamento de ação. Elas estão ligadas à tomada de decisões antes de ofato em questão dirigir o comportamento. Do outro lado, estão objetivos orçamentos, rotulados controle de desempenho, uma vez que estes são concebidos para avaliar os resultados do comportamento após o fato.

Premissas da escola de planejamento
Para resumir as premissas da escola de planejamento:
1 As estratégias devem resultar de um processo controlado e consciente de planejamento formal,decomposto em etapas distintas, cada uma delineada por checklists e apoiada por técnicas.
2 A responsabilidade por todo o processo está, em princípio, com o executivo principal; na prática, a responsabilidade pela execução está com os planejadores.
3 As estratégias surgem prontas deste processo, devendo ser explicitadas para que possam ser implementadas por meio da atenção detalhada a objetivos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola de planejamento
  • A escola do planejamento
  • escola planejamento
  • Escola do Planejamento
  • Planejamento de Escola
  • Escola do planejamento
  • Escola do planejamento
  • ESCOLA DO PLANEJAMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!