A escola do planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA
II SEMESTRE – NOTURNO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TRABALHO SOBRE O LIVRO SAFÁRI DE ESTRATÉGIAS
GRUPO: Alessandra, Cleni, Elis, José Luis

CAPÍTULO 3: A Escola do Planejamento: A Formação de Estratégia como um Processo Formal


HISTÓRIA

Nos anos 70, o planejamento estratégico formal foi amplamentedivulgado por publicações acadêmicas e imprensa de negócios, o que deveria influenciar os gerentes a dedicar mais tempo na implementação do tal planejamento. O lema desta escola de pensamento é “prever e preparar”.
A Escola do Planejamento originou-se no mesmo tempo que a Escola de Design.
A literatura de planejamento estratégico cresceu muito, mas o conjunto de idéias que esta carregava não eramtotalmente confirmas na prática. Poucas pessoas ligadas à escola do planejamento envolviam-se nos estudos profundos sobre planejamento estratégico.

O MODELO BÁSICO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Embora existam centenas de modelos diferentes de planejamento estratégico, o básico é o modelo SWOT, o qual, segundo o autor, deve ser dividido em etapas claramente delineadas, articuladas cada umadestas etapas com muitas listas de verificação e técnicas e deve ser dada atenção especial à fixação de objetivos, no início, e à elaboração de orçamentos e planos operacionais, no final. Segundo (autor) são vários os diagramas que mostram o fluxo global, com as seguintes etapas:

• Estágio de Fixação de Objetivos: Procedimentos para explicar e quantificar as metas da organização. Por falta declareza em relação a conceitos como, por exemplo, utilizar a palavra objetivos quando se quer dizer estratégias, é provável que, segundo o autor, por estas confusões “grande parte do chamado planejamento tenha sido reduzido a pouco mais que a quantificação de metas e um meio de controle”.
• Estágio da Auditoria Externa: Elemento importante: conjunto de previsões feitas a respeito das condiçõesfuturas. Incapacidade para prever significa incapacidade para planejar. Neste estágio foram desenvolvidas diversas técnicas para análise da situação futura das organizações.
• Estágio da Auditoria Interna: O estudo de forças e fraquezas foi sujeito a grande redução e houve a utilização de checklists e tabelas mais simples de vários tipos.
• Estágio de Avaliação da Estratégia: Abundantestecnologias. Maior preocupação com o valor de mercado/contábil da empresa e o custo do valor líquido. As empresas ganham dinheiro administrando dinheiro. Muitas estratégias avaliadas e uma selecionada.
• Estágio de Operacionalização da Estratégia: Detalhamento da maior parte dos modelos. A formalização se torna mais restrita e há liberdade para separação em subestratégias e modificações.Nesta fase ocorre a associação do planejamento ao controle.

O conjunto de objetivos, de orçamentos, de estratégias, de programas, é reunido em um sistema de planos operacionais, às vezes chamado de “plano mestre”.
A característica definidora do esforço pela operacionalização é planejamento, mas a intenção é o controle. Cada orçamento, sub-objetivo, plano operacional e programa de ação sesuperpõe a uma entidade distinta da organização para ser executado conforme o especificado.
O autor declara que é preciso programar não só as etapas do processo, mas também o cronograma pelo qual elas são executadas e que Steiner acrescentou ao seu modelo a etapa inicial denominada “plano para planejar”.
A mais famosa das empresas que aderira ao planejamento estratégico, nos anos 80, fora a GeneralElectric e este planejamento iniciava em 3 de janeiro e terminava em 6 de dezembro.
Stainer afirmou que todas as estratégias precisam ser divididas em substratégias para o sucesso da implementação:
O conjunto de objetivos, orçamentos, estratégias, programas – é reunido em um sistema de planos operacionais – “o plano mestre” como sugere a figura 3-2 – “sistema de planos” do Stanford Research...
tracking img