Escola de pais aprendizagem de filhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Pais e Aprendizagem de Filhos

Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Unidade Curricular:
Psicologia da Educação

Escola de Pais
E
Aprendizagem de Filhos

Ano Lectivo 2008/2009

Docente:
Prof. Luís Gonzaga

Alunos:
Vasco Baptista
João Prates
1ºAno Turma 7
Psicologia da Educação

Escola de Pais e Aprendizagem deFilhos

Índice

Resumo.........................................................................................
Introdução……………………………………………………….
O que é uma escola de pais…………………………………...
A sua origem……………………………………………………
A evolução dos pais enquanto educadores………………....
Tipos de escolas de pais……………………………………….
Objectivos………………………………………………...
Dificuldades……………………………………………………..Conclusão…………………………………………………
Bibliografia……………………………………………….

Psicologia da Educação

Escola de Pais e Aprendizagem de Filhos

Resumo

Num mundo em que cada vez mais as pessoas passam a vida a correr para conseguir realizar os seus afazeres, cada vez existe mais dificuldades de os pais acompanharem o crescimento dos filhos e a sua educação.
Actualmente existe uma maior necessidade dos pais seaproximarem mais dos seus filhos para lhe poder oferecer mais bem-estar, dar-lhe uma maior conforto e para melhor os entender e faze-los compreender as actuais dificuldades que a vida lhe oferece para que os seus filhos possam crescer e desenvolverem-se em harmonia e felicidade com fortalecendo ainda mais os laços familiares.
As escolas de pais podem proporcionar um contacto diferente em relaçãoa aprendizagem e abordagem aos seus filhos pois muitas vezes e apesar de pensarem que estão a fazer a abordagem correcta, essa abordagem de facto não é a mais correcta.
Com essas escolas todos os pais podem desenvolver as suas capacidades e conhecimentos e desse modo terem um relacionamento mais positivo com os seus filhos e aprenderem diferentes perspectivas de como educar e cuidar os seusfilhos num ambiente familiar que permite o seu desenvolvimento adequado as suas necessidades.

Psicologia da Educação

Escola de pais e aprendizagem de filhos

Introdução

Ser pai e mãe é talvez a tarefa mais importante que temos ao longo da nossa existência e que apesar de não nos apercebermos essa tarefa de ser pais necessita de informação e conhecimentos para a pôr em prática.
É umaresponsabilidade que os pais adquirem e que os ajuda a amadurecer e que lhes permite reviver o seu passado familiar e a partir dele evoluírem para se adaptar da melhor forma as necessidades que os seus filhos tem e terão no futuro.
A escola de pais é assim um caminho que oferece uma construção dinâmica e de integração de temas saudáveis para os filhos.
Estas vão desde o período pré-natal até aosproblemas habituais da adolescência.
As escolas de pais são estruturas construtivas e dinâmicas que abordam diversos temas que permitem aos pais de forma criativa encontrarem as suas próprias estratégias.

Psicologia da educação

Escola de Pais e Aprendizagem de filhos

O que é uma escola de pais?

A escola de pais é um local de formação, informação e reflexão dirigidos aos pais sobreaspectos relacionados com a sua condição de pais, onde eles pretendem aprender a melhor forma de se relacionar entre si e de ajudar os seus filhos a obter um melhor desenvolvimento.
A escola de pais tem também a função de mostrar aos pais as formas mais correctas e saudáveis antes da difícil tarefa que enfrentam que é a educação dos seus filhos.
É um recurso de apoios ás famílias com filhos para quepossam desenvolver correctamente as suas funções educativas e sociais.
A escola de pais é habitualmente procurada por aqueles pais que valorizam a necessidade de conhecer e reflectir sobre os aspectos de evolução dos seus filhos e da própria família.
É também o local onde se podem integrar com o objectivo de normalização dos grupos em que desejam uma partilha de experiências, duvidas e...
tracking img