Esclerose multipla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
www.quimica10.com.br

AMINOÁCIDOS
Conceito: são ácidos orgânicos que encerram em sua molécula um ou mais grupamentos Amina. Existem vários tipos de aminoácidos, sendo os mais importantes os α-aminoácidos. Fórmula geral de um α-aminoácido:

Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH), um grupo amina e uma cadeia lateral distinta (“grupo R”) ligado ao átomo de carbono α.Nesse mesmo carbono fica ligado ainda um átomo de hidrogênio (H). Nota - O radical (R) representa um radical orgânico, diferente em cada molécula de aminoácido encontrado na matéria viva. Essas cadeias laterais que determinam as propriedades das proteínas. Observação - os aminoácidos possuem caráter anfótero, ou seja, quando em solução podem funcionar como ácidos ou como bases. Classificação dosaminoácidos de acordo com as propriedades de suas cadeias laterais: Polares e Apolares. Polares: apresentam uma distribuição desigual de elétrons, como ácidos e bases. Apolares: apresentam uma distribuição homogênea de elétrons. Eletronegatividade é definida como “a tendência relativa de um átomo atrair para si o par de elétrons da ligação covalente”. Aminoácidos com cadeias laterais apolares: Essacadeia lateral, a qual não apresenta a capacidade de receber ou doar prótons, ou de participar em ligações iônicas ou formação de pontes de hidrogênio. Exemplos desses aminoácidos:

Glicina

Alanina

Aminoácidos com cadeias laterais polares (aa ácidos e básicos): Esses podem participar da formação de pontes de hidrogênio e de ligações dissulfeto. Exemplos.: Serina e Cisteína. www.quimica10.com.br

Cisteína Aminoácidos com cadeia lateral ácidas: São doadores de prótons. Contém grupo carboxilato carregado negativamente (COO-) em pH neutro. Ex.:

Ácido glutâmico Aminoácidos com cadeia lateral básicas: São aceptores de prótons. Em pH fisiológico (pH neutro) as cadeias laterais encontram-se completamente ionizadas, com carga positiva. Ex.:

Lisina Síntese e classificação dosaminoácidos: existem vinte aminoácidos diferentes na natureza, que fazem parte das proteínas e peptídeos. Os vegetais têm a capacidade de fabricar os vinte aminoácidos necessários para a produção de suas proteínas, já as células animais não sintetizam todos eles, sendo que alguns devem ser ingeridos com o alimento. Assim, os aminoácidos podem ser classificados em dois tipos: -Essenciais - são aqueles quenão podem ser sintetizados pelos animais. -Não essenciais - são aqueles que podem ser sintetizados pelos animais. Observações - é importante ressaltar que, para os vegetais, todos os aminoácidos são não essenciais. Fica claro que classificar um aminoácido em não essencial ou essencial depende da espécie estudada; assim certo aminoácido pode ser essencial para um animal e não essencial para outro.Tabela mostrando os aminoácidos não essenciais e essenciais para o homem:
Não Essenciais Glicina, Alanina, Serina, Cisteína, Tirosina e Arginina Ácido aspártico, Ácido glutâmico, Histidina e Asparagina Glutamina e Prolina Essenciais Fenilalanina, Valina e Triptofano Treonina, Lisina, Leucina e Isoleucina Metionina

Importância dos aminoácidos - são unidades estruturais dos peptídeos e dasproteínas. Funcionam como sistema tampão, ou seja, atuam no controle do pH das células.

Peptídeos
Conceito: são compostos resultantes de união entre dois ou mais aminoácidos. Esta união se dá entre o grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina do outro aminoácido, ocorrendo liberação de uma molécula de água (Reação de Condensação). A ligação que une dois aminoácidos

www.quimica10.com.brdenomina-se ligação peptídica ou amídica. As ligações peptídicas, em geral, não estão disponíveis para as reações químicas, exceto pela possibilidade de formação de pontes de hidrogênio. Observa-se o que foi descrito:

Nota - O número de ligações peptídicas existentes numa seqüência de aminoácidos será sempre o número de aminoácidos que formam a cadeia, menos 1. Cada aminoácido que compõe um...
tracking img