Esclerose multipla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

No inicio de 2010 nos deparamos com um caso surpreendente de um homem portador de Esclerose Múltipla (EM). Diante deste caso, surgiu o interesse em aprofundar os estudos sobre esta doença. Uma doença que apareceu nas ciências da saúde como uma doença ainda desconhecida, de difícil diagnóstico e, consequentemente, de difícil acompanhamento.
Um conhecimentoprofundo, baseado em dados disponíveis da doença, permite enxergar então, uma nova realidade, um mundo diferente. 
A rejeição e indignação ao fato também veio, pois se tratava de uma pessoa bastante jovem, com um mundo ao seu dispor e uma vida de sonhos. A mudança foi de forma abrupta, sim, pois a EM é como um campo magnético que cerca todo um espaço familiar e não somente seu portador.Acredita-se que a união familiar do paciente em questão foi decisiva. Lutando contra tudo e todos os preconceitos colocados, não somente para um portador, mas para todos aqueles que carregam algum tipo de deficiência. O sentimento que hoje temos passa por uma lembrança viva de estarmos recomeçando a cada dia nossas vidas.
  Dois pontos na realidade de famílias com o mesmo problema que vãofazer a diferença. O primeiro está em conhecer com profundidade tudo sobre seu problema e realizar constantemente pesquisas nos quatro cantos do mundo, valorizando sim dentro de nosso país as autoridades governamentais, nossas equipes médica e tudo que dispomos, mas sem esquecer que buscar informação onde existe um grande investimento em pesquisa fora de nosso país é vital.
O segundo está naatitude. É por meio dela que se pode saber onde o portador e sua família irão chegar.
As limitações de um portador são invitáveis frente à evolução de alguns problemas, entretanto ser um portador limitado é uma escolha de cada um.

2 ESCLEROSE MÚLTIPLA – O QUE É?

É uma doença do Sistema Nervoso Central, lentamente progressiva, que se caracteriza por placas disseminadas dedesmielinização (perda da substância - mielina - que envolve os nervos) no crânio e medula espinhal, dando lugar a sintomas e sinais neurológicos sumamente variados e múltiplos, às vezes com remissões, outras com exacerbações, tornando o diagnóstico, o prognóstico e a eficiência dos medicamentos discutíveis. (ASPESI, 2008).
A Esclerose Múltipla é uma das doenças mais comuns do SNC (Sistema NervosoCentral: cérebro e medula espinhal) em adultos jovens. De causa ainda desconhecida, foi descrita inicialmente, em 1868, pelo neurologista francês Jean Martin Charcot que a denominou "Esclerose em Placas", descrevendo áreas circunscritas endurecidas que encontrou (em autópsia) disseminada pelo SNC de pacientes. É caracterizada também como doença desmielinizante, pois lesa a mielina, prejudicando aneurotransmissão. A mielina é um complexo de camadas lipoproteicas formado no início do desenvolvimento pela oligodendroglia no SNC, a qual envolve e isola as fibras nervosas (axônios), permitindo que os nervos transmitam seus impulsos rapidamente, ajudando na condução das mensagens que controlam todos os movimentos conscientes e inconscientes do organismo.
Na Esclerose Múltipla, a perda demielina (desmielinização) interfere na transmissão dos impulsos e isto produz os diversos sintomas da doença. Descobertas recentes indicam que os axônios sofrem dano irreversível em conseqüência do processo inflamatório, o que contribui para uma deficiência neurológica e, em longo prazo, para a invalidez. Os pontos onde se perde mielina (placas ou lesões) surgem como zonas endurecidas (tipocicatrizes), que aparecem em diferentes momentos e zonas do cérebro e da medula espinhal. Literalmente, Esclerose Múltipla, significa episódios que se repetem várias vezes. Até certo ponto, a maioria dos pacientes se recupera clinicamente dos ataques individuais de desmielinização, produzindo-se o curso clássico da doença, ou seja, surtos e remissões. Os dados obtidos em pesquisas realizadas e...
tracking img