Relatorio de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ



















FÍSICA II

























Pouso Alegre, 18 de Junho de 2012.

UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ

















CAPACIDADE TÉRMICA DO CALORÍMETRO

















Aparecida deFátima
Audrey Kajiwara
Joyce Bezerra
Leandro Nogueira
Vanessa Loyola


ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – IIIPeríodo
Professora Juliana Cortez




1. RESUMO


Dentro de um calorímetro existe uma quantidade de água retirada da torneira e nela colocamos uma quantidade de água quente. Para um pequeno intervalo de tempo o sistema (calorímetro) isolado do meio ambiente, ou seja, não troca calor com o meio ambiente, as trocas de calor após a mistura devem ocorrer obedecendo ao principio daconservação da energia. A quantidade de calor cedida pela água quente é igual à quantidade de calor recebida pela água fria e pelo calorímetro.

































2. INTRODUÇÃO


 De maneira bem simples, ao menos uma vez na vida, já tivemos experiências térmicas que, de maneira intuitiva, observamos como determinadas substancias respondem aoacréscimo de calor e de como este calor tende a se equilibrar com o meio. Um exemplo típico é quando tentamos regular a temperatura do chuveiro elétrico, aumentando ou diminuindo a quantidade de água que flui por ele.
A esta resposta específica da água, podemos dar o nome de calor especifico ou capacidade térmica, que melhor definiremos abaixo. Para fazermos medidas de calor especifico ecapacidade térmica, utilizamos um calorímetro, que nada mais é que um cilindro de metal isolado do meio externo por uma camada de vácuo para que haja a diminuição da perda de calor por outros fatores, algo parecido com uma garrafa térmica aberta. Nela, estão inseridos uma massa determinada de um liquido, um termômetro, e uma resistência elétrica que será responsável pelo ganho de calor constante. Assim,neste relatório apresentaremos a descrição de um experimento sobre processo de transferência de calor entre corpos na situação em que nenhum deles sofra transição de fase. A partir dos dados experimentais poderemos determinar o calor específico do alumínio.























3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO


1. Abordagem Teórica Calor


Calor é o agenteresponsável, pelas variações de temperatura, a mudança no estado de agregação dos corpos (vaporização dos líquidos, fusão dos sólidos,etc.) e as dilatações e contrações que ocorrem em função das variações do estado térmico dos corpos.

3.2 Quantidade de Calor

Quantidade de calor é uma grandeza física que determina a variação na quantidade de energia em um corpo, ou seja, determina aenergia térmica que transitou do SI para quantidade de calor é o J (Joule), mas é comum usar cal (Caloria) ou Cal (Caloria Alimentar).

3.3 Calorimetria

Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de calor entre os corpos e suas medidas. É uma ramificação da termologia.
A forma de energia denominada calor só pode ser concebida quando conjugada com uma permuta deenergia, pelo que o termo calor está sempre associado a fluxo de calor.
A palavra calorímetro é usada para designar um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema. Tal pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com troca de calor.






3.4...
tracking img