Escassez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A escassez de mão de obra qualificada prejudicará a economia brasileira?
O Brasil está crescendo. Diferentemente da economia americana e da economia dos países da zona do euro — em que uma combinação de problemas, políticas mal articuladas e fragilidade do mercado consumidor tem conspirado para sufocar o crescimento econômico —, o Brasil está a caminho de mais um ano de desempenho do PIB acimada média. Impulsionado por uma série de fatores — dentre eles a demanda por matérias-primas, uma classe média de alto poder aquisitivo e em franco crescimento, grandes influxos de investimentos estrangeiros e a exploração das reservas de petróleo do pré-sal —, o país passa por uma explosão de crescimento como nunca antes experimentada no passado recente.
Contudo, embora o crescimento econômicoincomum traga a promessa de maior prosperidade nacional, ele traz também uma série de novos desafios, alguns dos quais o país talvez não esteja preparado para enfrentar. "Um dos maiores problemas do Brasil", diz Masao Ukon, sócio do Boston Consulting Group de São Paulo, "é a escassez de mão de obra qualificada". Um dos principais fatores propulsores do crescimento da economia brasileira, a mão deobra qualificada é um recurso precioso cuja oferta insuficiente pode resultar em riscos significativos para a trajetória de crescimento do país.
Quando a demanda supera a oferta
Em seu nível mais básico, a escassez de mão de obra qualificada no Brasil é pouco mais do que um desequilíbrio entre oferta e procura. Com a economia do país em franco crescimento — e no contexto de um histórico de poucosinvestimentos em educação por parte do governo — as empresas que operam em diversos setores e indústrias precisam de trabalhadores mais qualificados do que aqueles que o mercado de trabalho oferece atualmente, o que leva a cotas de contratação não atingidas, aumento da pressão sobre os empregados contratados e ritmo mais lento de crescimento. A escassez é especialmente acentuada em empresas queprecisam de técnicos e de engenheiros. Em vista da demanda de grandes contingentes desses especialistas, as indústrias de petróleo, gás, imóveis e o setor aeroespacial foram fortemente atingidos pela insuficiência de mão de obra.
Embora muitos países em desenvolvimento estejam sofrendo com fenômeno semelhante, a questão da mão de obra é especialmente severa no Brasil, que ficou recentemente emterceiro lugar no ranking mundial de países com problema de escassez de mão de obra. De acordo com um estudo da empresa de recursos Manpower, que entrevistou mais de 40.000 empregadores de 39 países diferentes, 57% dos empregadores no Brasil não conseguem encontrar os profissionais qualificados de que precisam para operar seus negócios. Cláudio Lampert, diretor do departamento jurídico da empresabrasileira de logística Grupo LLX, é um desses empregadores. "A falta de mão de obra qualificada não é um problema que teremos de enfrentar no futuro; é um problema atual", diz. "Neste momento, precisamos contratar 3.000 funcionários." Essa deficiência acentuada de mão de obra tem implicações muito sérias para os cidadãos brasileiros, para as empresas locais, estrangeiros que estejam procurando empregono Brasil e para o futuro da economia do país de modo geral.
O que explica a falta de mão de obra qualificada no Brasil e quais são os antecedentes históricos da escassez atual? Embora as respostas a essas perguntas tenham matizes variados, muitos observadores citam o pouco investimento feito pelo país em educação como principal responsável pelo déficit atual de mão de obra. Roberto Civita, porexemplo, diretor do Grupo Abril, maior conglomerado de mídia do Brasil, diz que há falta de trabalhadores qualificados no país porque "o Brasil basicamente ignorou a educação durante boa parte de sua história". Em respaldo a essa tese, muitos acadêmicos especializados no assunto dizem que, no início da era colonial, a elite brasileira negligenciou deliberadamente a educação por causa dos ativos...
tracking img