escassez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROBLEMA DA ESCASSEZ
A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Se não houvesse escassez, tampouco haveria a necessidade de se estudar economia.
Mas, por que existe aescassez? A escassez existe porque as necessidades (e os desejos) humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens (e serviços) são infinitas e ilimitadas, ao passo que osrecursos de produção (ou fatores de produção) à disposição da sociedade e que são utilizados na produção dos mais diferentes tipos de bens (e serviços) são finitos e limitados, ou seja, são insuficientespara se produzir o volume de bens (e serviços) necessários e desejados para satisfazer as necessidades de todas as pessoas e da sociedade como um todo.
Pode-se dizer, então, que a escassez é apreocupação básica da Ciência Econômica. Somente devido à limitação dos recursos de produção (ou fatores de produção) em relação às ilimitadas necessidades (e desejos) humanas é que se justifica apreocupação de utilizá-los da forma mais racional e eficiente possível.
Da dura realidade da escassez decorre a necessidade da escolha. Já que não se pode produzir tudo o que as pessoas desejam, devem sercriados mecanismos que de alguma forma auxiliem as pessoas e as sociedades a decidir quais bens (e serviços) serão produzidos e quais necessidades (e desejos) serão atendidas.

ESCASSEZ
Em termoseconômicos, a escassez surge do pressuposto de que necessidades (e desejos) humanas são infinitas, ao passo que os bens ou os meios de produção (recursos de produção) são sempre limitados (finitos). Deacordo com as teorias econômicas neoclássicas, o homem pode produzir o suficiente de qualquer bem econômico para satisfazer completamente determinada necessidade (ou desejo), mais jamais poderáproduzir o suficiente de todos os bens para atender simultaneamente a todas as necessidades. De acordo com essa definição, as ciências Econômicas serviriam exatamente para gerir a escassez. Por outro...
tracking img