Escassez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCASSEZ

Significado de Escassez
A escassez surge porque as necessidades humanas são limitadas e os recursos econômicos são, por outro lado, materialmente limitados, Logo, a vontade de adquirir bens e serviços encontra-se sempre à frente das possibilidades de produção.
Característica, atributo ou circunstância de escasso: escassez de chuva. 
Economia. Ausência de algo que seja de extremaimportância, normalmente, em situação de pobreza: eles vivem numa circunstância de escassez extrema. 
Sinônimos de Escassez
Sinônimo de escassez: ausência, carência, exiguidade, falta, pouquidade eprivação

INTRODUÇÃO
ESCASSEZ NO BRASIL
O Brasil tem 12% das reservas de água doce do planeta, o que deveria lhe garantir uma situação privilegiada no cenário mundial. Mas a falta de tratamentoadequado para esse bem tem o tornado cada vez mais escasso. Exploração exagerada, despreocupação com os mananciais, má distribuição, poluição, desmatamento e desperdício são alguns dos fatores que comprovam o descaso com este recurso. O crescimento desordenado das cidades e a ocupação de áreas de preservação são exemplos visíveis de atitudes (ou falta delas) que prejudicam a água do país. Em SãoPaulo, duas das principais represas que abastecem a cidade são gravemente afetadas pelo acumulo de casas às margens dos mananciais e consequentemente pela falta de saneamento básico. Além do esgoto residencial provenientes de loteamentos clandestinos, as fontes costumam receber detritos industriais, o que torna a água imprópria para o consumo, obrigando as empresas de abastecimento a realizarem umpesado tratamento antes de distribuí-la para a população. A preocupação com a água alcança níveis mundiais, até porque já é considerada um dos recursos naturais que vem sofrendo escassez provocada pelas mudanças climáticas. Dados divulgados na conferência mundial sobre água realizada em agosto de 2007, em Estocolmo, revelam que, em 2025, a falta de água atingirá 1,8 bilhões de pessoas no mundo e quedois terços da população também serão afetados pela escassez do recurso.
-------------------------------------------------
Falta de água pode afetar crescimento econômico no Brasil
“Assumia-se até agora que a água sempre estaria disponível. As pessoas estão percebendo que isso agora não é assim”.
Constata que 19 regiões metropolitanas podem entrar em colapso e que a economia brasileira jáestá sendo afetada
A abundância de recursos hídricos existentes no país 
contribuiu para o desenvolvimento de uma cultura generalizada do desperdício
Apesar de o Brasil possuir 8% de toda a água doce existente no planeta, a crise de abastecimento de água já é uma realidade brasileira e os seus efeitos já podem ser observados em diversas localidades. Estas são algumas das conclusões da auditoriaoperacional realizada pelo Tribunal de Contas da União (TUC), com o objetivo de analisar a questão.
O estudo foi feito junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Águas e Ministério do Meio Ambiente para avaliar a atuação do Governo Federal na gestão dos recursos hídricos, as perspectivas para o futuro próximo e as medidaspreventivas que estejam sendo adotadas para evitar a escassez.

A crise não é consequência 
apenas dos fatores climáticos

Em virtude da complexidade do assunto, a auditoria foi dividida em duas fases. A primeira realizou-se no período de outubro a dezembro de 2001. Foram feitas incursões em algumas cidades para diagnosticar as causas e as conseqüências da crise de abastecimento. Na segunda fase,realizada no primeiro semestre deste ano, foi investigada a integração entre política nacional de recursos hídricos e outras políticas públicas. 
Dentre as informações apuradas, os técnicos do TCU observaram que a crise de água não é conseqüência apenas de fatores climáticos e geográficos, mas principalmente do uso irracional dos recursos hídricos. No relatório desta auditoria, o TCU aponta que...
tracking img