Escassez e suas consequencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
A escassez surge em virtude das necessidades humanas infinitas. Como empregar recursos produtivos limitados para satisfazer as necessidades humanas que são ilimitadas? Em qualquer sociedade os fatores de produção são escassos, porém as necessidades humanas são ilimitadas sempre se renovam, por causa do próprio crescimento populacional e dos padrões de vida. Independente de o país serautossuficiente nenhum deles tem recursos necessários para atender todas as necessidades humanas. Os fatores de produção mão-de-obra, matéria-prima, capital e recursos naturais, são escassos em qualquer sociedade, não há como atender toda a população.
PALAVRA-CHAVE:
O Que e Quanto produzir, Como produzir, e Para quem Produzir?
INTRODUÇÃO:
Economia pode ser definida como a ciência social queestuda como o individuo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e
serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer ás necessidades humanas.
DESENVOLVIMENTO:
A economia pode ser definida também como uma ciência social que utiliza a estratégia e o planejamento para que um país cresçautilizando os seus vários recursos escassos para satisfazer as necessidades humanas ilimitadas.
O objeto do estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos.
Vivemos em uma sociedade onde cada instante deparamos como aquelas imensas vitrines com novos lançamentos de produto. Muitos dizem que é a “moda do momento”, outros, é a “Tendência de Mercado”. Entretantonada mais é do que o grande excesso do crescimento (avanço) tecnológico exigidos por nós mesmos.
Os problemas econômicos são originados da escassez dos recursos de produção, e podemos colocar como um dos problemas fundamentais na economia, “as necessidades humanas”, que por ter suas necessidades ilimitadas, não podem ter estas necessidades satisfeitas, seja ela um bem material (bens em que sepode mensurar) ex: uma casa, um carro, etc. Ou bem imaterial (abstrato, ou seja bens em forma de serviços) ex: a consulta médica, educação etc.
Os fatores de produção:
TRABALHO- É a contribuição do ser Humano, na produção, em forma de atividade física ou mental;
CAPITAL – É o conjunto de equipamentos, ferramentas e máquinas, produzidos pelo homem, que não se destinam à satisfação dasnecessidades através do consumo, mas concorrem para a produção de bens e serviços, aumentando a eficiência do trabalho humano.
RECURSOS NATURAIS - São os elementos da natureza utilizados pelo homem com a finalidade de criar bens.
Os fatores de produção são recursos escassos, não há como atender as necessidades humanas, nem mesmo um país de primeiro mundo.
Outro problema seria também os preços altosde determinados bens ou serviços que, também originados da falta de recursos de produção, são produzidos em
quantidades limitadas, ou seja sua oferta no mercado é menor que a demanda(procura), e isso faz com que os preços deste produtos fiquem altos.
Todas as sociedades, qualquer que seja seu tipo de organização econômica ou regime político, são obrigadas a fazer opções, escolhas entrealternativas, uma vez que os recursos não são abundantes. Elas são obrigadas a fazer escolhas sobre O QUE E QUANDO PRODUZIR, COMO e PARA QUEM produzir:
O QUE e QUANTO produzir: Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais recursos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. A sociedade deve decidir seproduzir mais bens de consumo ou de capital, ou, como num exemplo clássico: quer produzir mais canhões ou mais manteiga? Em que quantidade? Os recursos deve ser dirigidos para produção de mais bens de consumo, ou mais bens de capital?
COMO produzir: Outro problema fundamental da Economia é a questão de como será produzido os bens, ou seja, os fatores de produção que serão aplicados durante o...
tracking img