Viscosidade cinematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCGCENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCTUNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUIMICA - UAEQ | |

- Relatório nº 01 -

- Viscosidade Cinética -

Disciplina: Laboratório de Engenharia Química I
Professor: Eudésio de Oliveira Vilar
Turma: 03
Aluno: Virginia Maria Ramalho de Menezes
Matrícula: 21011965
Data do experimento: 21 de março de 2012.Data da entrega do relatório: 29 de março de 2012.

Campina Grande, março de 2012.
Introdução
Formalmente, um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma força de cisalhamento (tangencial). Uma definição equivalente é a seguinte: fluido é uma substância que, quando em repouso, não oferece resistência a uma força de cisalhamento.
Consideremos um fluido em repousoentre duas placas planas. Suponhamos que a placa superior em um dado instante passe a se movimentar sob a ação de uma força tangencial. A força Ft, tangencial ao fluido, gera uma tensão de cisalhamento. O fluido adjacente à placa superior adquire a mesma velocidade da placa (princípio da aderência). As camadas inferiores do fluido adquirem velocidades tanto menores quanto maior for à distância daplaca superior (surge um perfil de velocidades no fluido). Também pelo princípio da aderência, a velocidade do fluido adjacente à placa inferior é zero. Como existe uma diferença de velocidade entre as camadas do fluido, ocorrerá então uma deformação contínua do fluído sob a ação da tensão de cisalhamento.

A Tensão de Cisalhamento é a razão entre a o módulo da componente tangencial da força éa área da superfície sobre a qual a força está sendo aplicada.
τ = Ft  / A
A viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência ao fluxo, e é uma função da temperatura. Existem dois tipos de viscosidade, a dinâmica e a cinemática.
A Viscosidade Dinâmica (μ) é a propriedade do fluido através da qual ele oferece resistência às tensões de cisalhamento. Matematicamente, é ocoeficiente de proporcionalidade entre a tensão de cisalhamento e o gradiente de velocidade.
τ α dv/ dy τ = μ.dv/ dy
Os fluidos que apresentam esta relação linear entre a tensão de cisalhamento e a taxa de deformação são denominados newtonianos e representam a  maioria dos fluidos. O valor da viscosidade dinâmica varia de fluido para fluido e, para um fluido em particular, esta viscosidade dependemuito da temperatura.
A Viscosidade Cinemática (ѵ) é a resistência oferecida pelo fluido a propagação da quantidade de movimento. É medida em Stokes (cm²/s). A relação entre viscosidade cinemática e dinâmica é dada por:
ѵ= μρ
Onde: υ é a viscosidade cinemática; μ é a viscosidade dinâmica e ρ é a densidade do líquido. A unidade da viscosidade cinemática é dada por cm²/s (Stokes).
O Viscosímetro deCannon-Fenske é um equipamento que mede o tempo de escoamento do líquido. A vidraria e o tubo de pressão são devidamente encaixados no equipamento e dentro da vidraria deve haver um líquido qualquer. O tubo de pressão aplica uma pressão no fluido para que este suba passando pela primeira marca (Acende a luz de marcação do equipamento). A pressão continua até que o fluido passe pela marcasuperior, nesse instante a pressão que está sendo aplicada ao líquido cessa e o cronômetro dispara. Quando o líquido passa pela marca debaixo o cronômetro cessa.
Nas marcas da vidraria passa um sensor de densidade do equipamento. É acionado e desativado quando há mudança de densidade no capilar.

Objetivos
O presente experimento tem por objetivo encontrar a viscosidade dinâmica e cinemática da água,do óleo de cozinha, e do álcool etílico através de um viscosímetro de Cannon-Fenske. Desenvolvendo o conhecimento específico relacionado ao escoamento de fluidos.

Metodologia
* Materiais Utilizados
* Viscosímetro de Cannon-Fenske (Schott modelo AVS 350) e seus capilares de código 52013 e 52023;
* Provetas de 20 ml;
* Pissetas;
* Álcool Etílico comercial (Impex. Fabricado...
tracking img