O principio da escassez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O princípio da "escassez" e a política

O princípio da escassez é o fundamento da vida social. Da solução coletiva que é dada ao problema da escassez nascem as dimensões econômicas, políticas, deorganização social e culturais.

Estamos acostumados a associar o princípio da escassez como o princípio básico da economia. Como diz Paul Samuelson, no seu clássico Curso de Economia Moderna:

"Osproblemas do que, como e para quem produzir, não constituiriam nenhuma dificuldade se os recursos fossem ilimitados, se fosse possível produzir quantidades ilimitadas de cada produto, ou se asnecessidades humanas fossem assim totalmente satisfeitas.(...) Em uma palavra: não haveria bens econômicos.

Todas as coisas seriam livres como a água e o ar".

Na realidade, o princípio da escassez éigualmente básico para a política. É a escassez que dá origem à formação da estrutura política nas sociedades.

A condição humana
O ser humano, ao nascer, e na primeira infância, é o mais frágil edependente dos animais. Dotado de necessidades fisiológicas que são recorrentes e compulsórias (alimentação, abrigo, proteção), se não houver um adulto que as proporcione de maneira continuada, morre,porque não possui uma adaptação inata ao meio-ambiente. Este é o imperativo da sobrevivência, que é vivido por cada indivíduo da espécie humana.

Diante deste imperativo, inexistindo ajuste inato aomeio ambiente, as necessidades fisiológicas recorrentes precisam ser atendidas pelo trabalho de transformação e adaptação do meio, para produzir os recursos de nutrição, proteção, cura, etc, sem osquais a vida humana não se manteria.

Duas formas de enfrentar o "estigma da escassez"

Pode-se enfrentar o estigma da escassez individualmente, isto é, cada indivíduo resolve diariamente seusproblemas e necessidades, buscando e produzindo os recursos que necessita para si e seus dependentes. Esta é a fórmula "Robinson Crusoe", o náufrago que sobrevive na ilha deserta.
O indivíduo consegue...
tracking img