Escalada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECPUCPR – ENSINO MÉDIO INTEGRADO E SUBSEQUENTE
ANTHON PEDROLLO HAX

Escalada

Curitiba
2011
História da Escalada
A escalada teve seu surgimento no século XIX, com a trilha em montanhas queeventualmente necessitava de alpinismo em certas rochas muito íngremes, sua origem se deu principalmente na região do leste da Alemanha em Dresden, que hoje em dia é uma cidade independente daAlemanha.
Além disso, com o tempo o esporte evoluiu de tal forma que começou a adquirir suas próprias escalas de dificuldade conforme a habilidade do praticante.

Tipos de Escalada e suas variações
Hádois tipos de escalada que ganharam adeptos ao longo do tempo dependendo, é claro, da preferência do escalador quanto à dificuldade, localidade ou mesmo climática; essas duas grandes divisões são:>A Escalada Livre: que tem como principal característica a utilização apenas do corpo (braços e pernas) para a escalada, sendo os equipamentos apenas para a proteção do individuo.
>A EscaladaArtificial: que é uma modalidade que se utiliza sim de equipamentos de apoio como “iças”, por exemplo, que servem não apenas para a proteção do desportista, mas também como suporte para situaçõesdifíceis da escalada.
Além dessas subdivisões existem muitas outras como a escalada de muros, que como o nome já diz é a escalada de paredes artificiais, e o Solo, que não utiliza nenhum tipo deequipamento, nem mesmo de segurança.

No Brasil
Chegou ao Brasil à pouco tempo, em 1989, com a primeira escola de escalada do Brasil, a “Montanhismus” e tendo sido criado apenas em 2004 a ConfederaçãoBrasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) uma ONG destinada inteiramente e exclusivamente à modalidade.

Regras
A escalada não possui regras quando praticado de modo amador, pois é o simples ato dechegar ao ponto mais alto da superfície escalada, claro, modalidades específicas têm pequenas regras para determinar o modo correto de sua realização, como por exemplo, a Solo que tem como base a...
tracking img