Escalada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escalada























ÍNDICE

I – INTRODUÇÃO

II – HISTORIA DA ESCALADA / EVOLUÇÃO

II – CONTEÚDOS A ABORDAR
1. TIPOS DE ESCALADA
2.MATERIAL
3. CUIDADOS A TER COM O MATERIAL
4.TÉCNICAS
5. MANIPULAÇÃO DO MATERIAL
6. TÉCNICAS E PRINCIPIOS DEESCALADA


IV – ESCALADA NAS ESCOLAS
1. OBJECTIVOS


V – PROPOSTAS METODOLOGICAS


VI – CONCLUSÃO











INTRODUÇÃO


Nos tempos hodiernos há uma busca incessante de sensações novas e fortes.
Actualmente, a Natureza é uma fonte inesgotável de actividades geradoras dessas emoções, provocando uma nova relaçãoentre a Natureza e o Homem e fomentando os chamados “desportos radicais”.
Uma dessas actividades é a Escalada. Realizada desde sempre (subir árvores, penhascos), implementou-se como uma modalidade desportiva, sendo praticada, já não tanto por necessidade, mas pelo prazer que encerra.
A sua massificação é um facto, estando a instalação de Estruturas Artificiais de Escalada banalizada. Até nasescolas.
A Educação Física deve ser ecléctica e inclusiva, proporcionando a todos os alunos um leque variado de experiências motoras. Nesta perspectiva, a inclusão da Escalada nos currículos escolares é pertinente, pois permite uma gama significativa de gestos motores, enriquecendo o repertório motor dos alunos.
Neste trabalho faremos uma pequena síntese da história da Escalada,posteriormente, falaremos dos diversos tipos de escalda, materiais, técnicas e regras de segurança. Por último , descrevemos a abordagem da Escalada na escola, preconizada pelo programas de Educação Física.







História da Escalada

O acto de escalar remonta aos primórdios da humanidade. Na luta pela sobrevivência, a escalada surge como um meio impreterível na adaptação ao meioambiente. Na procura de alimentos ou na fuga aos predadores, a actividade de escalada assumiu-se, então, como uma habilidade essencial no quotidiano dos nossos antepassados.
No próprio desenvolvimento ontogénico, o escalar está presente. Nos bebés, o gatinhar, o querer subir para sítios mais altos são acções análogas à escalada. Chegar mais acima, ultrapassar obstáculos são factores geradores daescalada, mesmo nos mais jovens.
A escalada propriamente dita, surgiu no século XVIII, motivada por uma curiosidade científica como a botânica e a biologia, que começavam a ser disciplinas cientificas relevantes, no advento da revolução industrial. Nesta época, o imperialismo dominava, havendo uma analogia entre se conquistar uma montanha e se conquistar o país onde ela se encontra, sendotambém de importância táctica em tempos de guerra.
Naquela altura, era composta muito mais por caminhadas do que pela escalada actualmente praticada. A escalada moderna nasceu na década de 50 através da evolução tecnológica dos materiais utilizados. Já na década de 60, a escalada toma forma mais moderna, sendo pensada a relação do homem com a natureza. É nesta altura que se inicia a massificação daescalada. As montanhas começaram ser escaladas, já não por necessidade, mas pelo prazer do desafio, da auto superação, do confronto com a natureza. Neste tempo, os escaladores deixaram de ser considerados heróis, aparecendo a possibilidade de todos praticarem escalada, já tida como desporto. Os muros de escalada apareceram na metade da década de 80, na antiga U.R.S.S. , chegando ao ponto extremodo desporto onde não é necessário ir à montanha para escalar, sendo possível e fácil manipular a dificuldade da escalada (sendo acessível a todos) e concentrando grande número de pessoas assistindo à subida.
Actualmente, a escalada é um desporto mediático (X-treme Games, modalidade de apresentação dos J.o. de Barcelona por ex.) sendo comum as escolas possuírem paredes de escalada, mas...
tracking img