Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação e Empresa no Japão.
 Educação infantil recebe muita atenção dos governantes. Os japoneses veem a educação como “moldadora” dos cidadãos do País - interesse Nacional.

 Depois da derrota da Segunda Guerra Mundial teve a necessidade de instituições voltadas para o desenvolvimento de crianças para a reconstrução do País, e hoje as crianças são motivadas ao estudo pelo apoio e pressãofamiliar.

 Uma mãe ao casar assume a profissão “administradora do lar” e se dedica exclusivamente a isso, cuidando das crianças e de sua educação, pois ela é a responsável por sua criação bem-sucedida e futuro dos filhos.

 Raríssimos trabalhadores tentam mudar de emprego, e quando fazem, sofrem consequências desastrosas.

 Na entrada do meio escolar ocorre uma cerimônia de recepção aosnovos alunos, o diretor recebe pais e alunos, apresenta os professores e funcionários, e os antigos alunos incumbem-se de tornar os ingressantes familiarizados com a escola. Esse processo é repetido na socialização organizacional. A cerimônia ocorre no auditório da empresa. O presidente permanece na plataforma, com o diretor de treinamento ao seu lado. Os jovens estagiários se sentam nas fileirasda frente, atrás suas mães,pais e irmãos.

 O “vício” japonês pelo trabalho é para demonstrar aos outros que se é uma pessoa boa e esforçada. O sacrifício em prol da carreira é muito comum. O salário e as promoções ocorrem por tempo de serviço e não pelo desempenho profissional. Assim como na escola, trabalham-se em grupos, os funcionários são polivalentes e não se constrangem em fazerserviços menos “nobres”, como a faxina da fábrica. As fábricas não contraíam empreiteiras, e assim são os próprios operadores que se revezam em grupos para fazer a limpeza.

 É uma estrutura social que prega ao mesmo tempo igualdade e competitividade que reprime as diferenças individuais e impõe sistemas meritocráticos. É uma sociedade em ebulição, em que a influência ocidental está se fazendo cadavez mais presente, em que os governantes e educadores estão empenhados em resolver os graves problemas no campo da educação. Soluções para questões dessa natureza, porém, demandam tempo, porque implicam uma reviravolta de criação, de hábitos que estão fortemente arraigados no povo. São práticas seculares de disciplina que foram sendo reproduzidas por gerações. Enquanto essa revolução de costumes nãose consolida, as empresas, responsáveis pela projeção econômica do Japão no cenário mundial, aproveitam as mesmas “práticas pedagógicas” desenvolvidas na socialização primárias para socializar sua força de trabalho.





Toyotismo

Sistema enxuto de Produção ou Lean Production.
Objetivo: Eliminar as atividades que não agregam valor ao produto final.
A produção enxuta reúne uma sériede princípios para eliminar desperdícios durante a produção dos produtos buscando atingir ou até superar, as expectativas dos clientes. Suas técnicas procuram minimizar as perdas dentro da empresa, gerando produtos a um menor custo e possibilitando à organização produzir a um preço menos e sem perda de qualidade.

5 princípios:
 Especificar o que gera e o que não gera valor sob a perspectivado cliente. Ao contrário do que tradicionalmente se faz, não se deve avaliar sob a óptica da empresa ou de seus departamentos;
 Identificar todos os passos necessários para produzir o produto ao longo de toda linha de produção, de modo a não serem gerados desperdícios;
 Promover ações a fim de criar um fluxo de valor contínuo, sem interrupções, ou esperas;
 Produzir ações a fim de criar umfluxo de valor contínuo, sem interrupções, ou esperas;
 Produzir somente nas quantidades solicitadas pelo consumidor;
 Esforçar-se para manter uma melhoria contínua, procurando a remoção de perdas e desperdícios.

7 desperdícios identificados para o Sistema Toyota de Produção:
 Superprodução;
 Espera;
 Transporte Excessivo;
 Processos inadequados;
 Inventário desnecessário...
tracking img