Erp enterprise resources planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

Este trabalho tem como finalidade falar um pouco sobre “E.R.P” Enterprise Resources Planning.
Os sistemas de E.R.P são sistemas de informação integrados, ou seja, são softwares que suportam a maioria das operações de uma empresa, como compras, vendas, manutenção, controladoria e recursos humanos.
Ele permite a empresa compartilhar dados e uniformizar os processos de negóciosbem como produzir e tulizar informações em tempo real.
No decorrer do trabalho vamos tentar passar deforma clara e objetiva as características, evolução, benefícios, problemáticas e custo deste sistema.

Introdução

A informação é fundamental no apoio as estratégias e processos de tomada de decisão, bem como no controle das operações empresariais. Conscientes e preocupadas cada vez mais com arápida evolução as empresas estão se adaptando as novas tecnologias para aprimorar seus negócios.
Uma delas é o E.R.P, que nada mais é que um pacote de ferramentas que integra todos os departamentos de uma empresa.
A grande vantagem dessa tecnologia e que todos os dados passam a fluir pela companhia eliminando relatórios em papel fornecendo informações em tempo real da operação para tomada dedecisão.

Conceito e características
ERP é um termo genérico para um conjunto de atividades executadas por um software multi-modular, que tem por objetivo auxiliar o fabricante ou o gestor de uma empresa nas importantes fases do seu negócio, incluindo o desenvolvimento de produtos, compra de itens, manutenção de estoques, interação com os fornecedores, serviços a clientes e acompanhamento de ordensde produção.
O ERP pode também incluir módulos aplicativos para os aspectos financeiros e até mesmo para a gestão de recursos humanos. Tipicamente, um sistema ERP usa ou está integrado a uma base de dados relacional.
O ERP tem sua raiz no MRP, - trata-se de um processo evolutivo natural. São apresentadas algumas funções básicas de um ERP (prover dados integrados e fidedignos) e exemplos demódulos que podem compor um ERP (fabricação, finanças, RH, etc).
Podemos definir ERP como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades de uma empresa, como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. Normalmente, é composto por um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto de aplicações.
O ERP empregatecnologia cliente/servidor. Isto significa que o usuário do sistema (cliente) roda uma aplicação (rotina de um módulo do sistema) que acessa as informações de uma base de dados única (servidor). O banco de dados interage com todos os aplicativos do sistema. Desta forma, elimina-se a redundância de informações e redigitação de dados, o que assegura a integridade das informações obtidas. É apresentadouma base de dados central interagindo com os vários módulos de uma arquitetura ERP, dentro de uma visão logística de administração de recursos, estando numa extremidade os clientes e noutra os fornecedores.
São adquiridos na forma de pacotes comerciais de software com a finalidade de dar suporte a maioria das operações de empresa. Embora tenham se originado para atender a empresas industriais,atualmente estão sendo utilizados por empresas da área comercial, distribuição, utilidades, financeira, etc.

Eles possuem características que permitem distingui-los de sistemas desenvolvidos internamente nas empresas, tais como:
• São pacotes comerciais de software
• Incorporam modelo de processo de negócio
• São sistemas de informação integrados e utilizam um banco de dadoscorporativo
• Possuem grande abrangência funcional
• Requerem procedimentos de ajuste para que possam ser utilizados em determinada empresa.

Assim como os demais pacotes comerciais, os sistemas ERP não são desenvolvidos para uma cliente especifico , procuram atender requisitos genéricos que atendam a todas as empresas, a fim de explorar o ganho de escala em seu desenvolvimento.

Os...
tracking img