O segredo de luisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha dos capítulos 1 a 2 ( pág. 22 a 121)

Enquanto conta a trajetória de Luísa, através de sua busca de ferramentas para o alicerce de sua idéia de negócio, Dolabela faz um paralelo com conceitos fundamentais do empreendedorismo, tentando de maneira didática apresentar o tema, de forma simplificada e acessível, principalmente àqueles que desconhecem termos técnicos. Torna-se possível,então, um contato inicial com algumas idéias de autores como J.A.Timmons, J.A.Hornaday, Allan Gibb, e Peter Drucker, figuras importantes no mundo da Administração.
Nestes capítulos tenta o autor desmistificar o termo “empreendedor” através de sua definição, seu perfil no mundo atual, sua importância para a sociedade e sua natureza, chegando à conclusão de que o empreendedor não é somente o empresáriobem sucedido, mas sim alguém que sonha e busca tornar o seu sonho uma realidade. Assim, vemos como Luísa começa a amadurecer sua idéia de negócio, (a fabricação da famosa goiabada cascão) já que não tem pretensões de seguir a carreira de Odontologia, sonhada para ela pelos pais. A protagonista da história percebe a necessidade de estabelecimento de uma rede de relacionamentos ao conhecer umprofessor de uma nova disciplina acadêmica chamada empreendedorismo. A partir daqui, o autor aborda assuntos vitais para aqueles que desejam ingressar no mundo das empresas próprias: o netwok , a busca pelas perguntas, a perseverança, o aprendizado com o fracasso, a diferença entre idéia e oportunidade, o papel fundamental exercido pelo líder dentro da empresa.
O professor de Luísa passa a ter papelfundamental para a organização de suas idéias, mostrando-lhe, através do estímulo à pesquisa, as dificuldades que pode encontrar e sobre as quais ainda não havia se dado conta. É elaborado um Plano de Negócios que, após seis meses de estudos, pesquisas e noites mal dormidas, chega muito próximo ao realizável. Surge a figura da pesquisa de mercado, do teste de conceito e de utilidade do produto e oteste de mercado, ferramentas importantes para o estabelecimento de estratégias e para o conhecimento da concorrência, clientela e meio de atuação.
Luísa passa a entender de maneira mais aprofundada que não basta apenas uma boa idéia para que seu negócio dê certo. Entende a necessidade de estudar assuntos como certificação de qualidade, marketing de produtos, produção, finanças e administração,mas principalmente, entende que será preciso que se dedique integralmente ao seu ideal, colocando em xeque a questão da conclusão de sua faculdade, seu noivado , a expectativa de seus familiares em detrimento de sua realização pessoal. Desta maneira, entende os impactos da empresa em sua vida pessoal.

Quanto você pagaria por uma nota de R$ 20,00?

Artigo: Miguel Lacerda de Oliveira em03/09/2007
www.sebraego.com.br

Pode parecer esdrúxulo, mas o leilão de uma nota de 20 dólares é feito nas aulas do psicólogo e coordenador do programa de negociação de Harvard, nos Estados Unidos, Max Bazerman. A primeira questão é notar o quanto os americanos se dedicam à chamada psicologia da negociação. Claro, no que tange os processos racionais, eles, os americanos, já produziram os modelos deTeoria dos Jogos que são usados com a ajuda de megacomputadores para decisões mais complexas de combate ao terrorismo, alocação de tropas e tratados comerciais. Entretanto, a grande descoberta na área da negociação é a de que os processos cognitivos ou psicológicos desempenham um papel maior do que a razão. Isso mesmo, em uma negociação age-se muito mais com a ‘emoção’ do que com a razão.
Já fiz essadinâmica e o resultado é geralmente o mesmo. A regra é o seguinte: reúna mais de dez pessoas e leiloe uma nota de vinte reais em que os lances devem variar em, no mínimo, um real, e quem fizer a maior oferta leva a nota de vinte, mas o segundo lugar deve pagar ao leiloeiro o valor do seu lance. Assim, se o lance que ganhar for de quatro reais e o lance anterior for de três, o leiloeiro pagará...
tracking img