Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatorio de estagio
DIRETORES ADJUNTOS DOS CURSOS TECNOLÓGICOS

Prof. MS. Celso de Araújo
Prof. Sérgio Goulart

ÍNDICE


ASSUNTO PÁGINAS
CAPA 01
APRESENTAÇÃO DOS DIRETORES 02
ESTAGIO CURRICULAR / DESCRIÇÃO/ JUSTIFICATIVA 03
CONCEITOS ORIENTADORES / OBJETIVOS 04
SISTEMÁTICA OPERACIONAL / RECURSOS 05
SISTEMÁTICAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 06
COMPETÊNCIAS 07
IDENTIFICAÇÃO DEESTÁGIO 08
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 09
HISTÓRICO DA EMPRESA / DEFINIÇÃO /METAS 10
CAPACITAÇÃO / MELHORIAS / REVITALIZAÇÃO 11
SÍNTESE DA AVALIAÇÃO / DIMENSÕES AVALIADAS 12
BENEFÍCIO / GRÁFICOS 13
PROCESSO / PRODUTO 14
ENSINO TÉCNICO 15
SATISFAÇÃO / GRÁFICOS 16
EVOLUÇÃO / GRÁFICOS 17
ORGANOGRAMA DA EMPRESA 18
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO 05/09 A 04/10 19
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO 05/10 A10/11 20
RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS 21
RELATÓRIO TOTAL DE HORAS / SETEMBRO 22
RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS 23
RELATÓRIO TOTAL DE HORAS / OUTUBRO 24
RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS 25
RELATÓRIO TOTAL DE HORAS / NOVEMBRO 26
RELATORIO TOTAL DE HORAS NO ESTÁGIO 27
RELATÓRIO FINAL 28
RELATÓRIO FINAL / CONTINUAÇÃO 29
ASPECTOS DO ESTAGIÁRIO 30AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS 31





ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO



1 – DESCRIÇÃO

Este projeto apresenta as atividades que foram desenvolvidas no Programa de Formação Pedagógica para Tecnólogos nos diferenciados campos, onde se desenvolverá o Estágio Curricular Supervisionado.
Tem por finalidade orientar os estagiários durante arealização das atividades próprias do Estágio Curricular Supervisionado e estabelecer as atividades a serem desenvolvidas, época de sua execução, bem como os critérios a serem adotados para a avaliação.





2 - JUSTIFICATIVA



Cumprindo o estabelecido no Regulamento de Estágio dos Cursos de Tecnologia da Faculdade Editora Nacional, pretendem-se estabelecer o trabalho a ser desenvolvido peloestagiário nos diferenciados campos de estágio supervisionado.
É importante considerar que a prática de ensino exerce a função de disciplina integradora no currículo do Programa de Formação de Tecnólogos. É no espaço da prática de ensino que se realiza a “análise da adequação, dosagem e organização do conhecimento a ser lecionado nos diversos graus de ensino e nas diferentes realidadesexistentes”. Trata-se de trabalhar o conteúdo específico na ótica do ensino.



O Estágio Curricular Supervisionado é a única disciplina que se desenvolve em dois lugares e em dois tempos – um tempo na Faculdade e um tempo nas escolas Técnicas.
A direção dessas atividades se expressa numa via de duas mãos: Faculdade -Escola e Escola- Faculdade. No primeiro sentido, essas relações se efetivamquando se tenta levar à escola novas bibliografias, resultados de pesquisas, inovações estudadas; no sentido contrário, trazendo a realidade e a problemática escolar para ser discutida e estudada na Faculdade.



O Estágio Curricular Supervisionado foi uma oportunidade para que se observe a realidade escolar realizando uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando umaprática Técnica, ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir, discutir e pesquisar, retornando à Escola para tentar inová-la. Em síntese, a disciplina Estágio Curricular Supervisionado deve: propiciar uma significativa base conceitual, favorecendo a reflexão sobre como se dá o processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar, além de oportunizar vivências da e narealidade escolar.



3- CONCEITOS ORIENTADORES



O estágio constitui-se em oportunidade para refletir sobre a própria prática, vivenciando o processo pedagógico, mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade individual e coletiva;
Proporcionar aos estagiários, condições de...
tracking img