Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PROCESSO GERENCIAIS

JUSCELINO TRIGUEIRO
Humenigge Geine
Klênio Xavier
Edme Alexandre Sousa Brito

importância de um processo logistico de distribuição numa empresa

PATOS
29/12/10

Juscelino Trigueiro
Humenigge Geine
Klênio Xavier
Edme Alexandre Sousa Brito

importância de um processo logistico de distribuição numa empresaPATOS
29/12/10

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Introdução a Logistica.

Orientador: Prof(a). Mônica Maria Silva

INTRODUÇÃO

A logística organizacional é a logística dentro de um sistema organizacional, em função da organização, planejamento,controle e execução do fluxo de produtos, desde o desenvolvimento e aquisição até produção e distribuição para o consumidor final, para atender às necessidades do mercado a custos reduzidos e uso mínimo de capital. A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento,organização e controles efetivos para atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. Ela trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis deserviços adequados aos clientes a um custo razoável. A logística trata do gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o ponto de consumo. Atualmente a grande maioria das empresas concentra seus esforços na gestão do fluxo nesse sentido, da empresa para o cliente. Um serviço eficaz ao cliente não se consegue somente através de empregados motivados embora isso seja umpré-requisito, mas por meio dos sistemas logísticos que permitam a entrega do produto dentro dos padrões exigidos pelo cliente.
Do nosso ponto de vista logístico, o ciclo de vida de um produto não se encerra com sua entrega ao cliente. Em muitos casos a legislação obriga fabricantes a providenciar a coleta e dar a destinação à sucata ou aqueles produtos que possam causar alguns fatores negativos ao meioambiente; como lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias de celulares, latas de alumínio, vidros para reciclagem e uma série de outros produtos. O reconhecimento de que o relacionamento com o cliente é a chave para os lucros a longo prazo trouxe consigo a compreensão da importância crucial de estabelecer um  serviço diferenciado ao cliente. Como os mercados apresentam cada vez mais características doalto consumo, em que os clientes vêem pouca diferença entre as características físicas ou funcionais do produto, há vários produtos similares, é através da prestação especial de serviços, que cada organização faz a sua diferença.
Freqüentemente as empresas preocupam-se com o fluxo direto dos seus produtos para os clientes, entretanto, lidam também com um fluxo reverso de peças e produtos aosseus processos, devido a devoluções, retorno de embalagens ou para tratamento e descarte. Este texto trata o retorno de embalagens utilizadas na movimentação e embarque de produtos aos clientes, numa indústria de bebidas.
O setor de bebidas é um segmento interessante para o estudo da logística reversa, seja pelo retorno dos pallets, utilizados na movimentação de cargas unitizadas, e mais aindapelo de vasilhames e produtos. No gerenciamento logístico planejar e coordenar todas as atividades, é necessário para alcançar níveis desejáveis dos serviços e qualidade, ao custo mais baixo possível.

DESENVOLVIMENTO

A empresa em questão Distribuidora de Bebidas Espinharas (AMBEV), está entre as maiores operações regionais do mercado de bebidas, sendo que no Brasil tem uma participação...
tracking img