Erosao dos solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
O presente trabalho tem como tema a Erosão dos solos em Macaneta. O trabalho é um relatório que possui duas partes distintas: na primeira, faz-se uma abordagem geral do fenómeno da erosão dos solos, destacando-se a sua definição e processo da sua ocorrência.
Na segunda parte do trabalho, apresenta-se o relatório de actividades que foram desenvolvidas no campo, isto é, com base noestudo feito na primeira parte, enquadra-se o estudo do campo, consistindo na detecção de problemas e sugestões de intervenção específicas
1.1 Objectivo Geral:
Compreender a problemática da Erosão na área em estudo
1.2 Objectivos específicos:
Definir erosão dos solos
Mencionar os tipos de erosão dos solos
Indicar as causas da erosão
Analisar as consequências da erosão
Identificar um local onde estejaa ocorrer este fenómeno
Descrever as medidas levadas a cabo pelos moradores (do local indicado) e instituições responsáveis pelo combate a erosão
Recomendar medidas de baixo custa para a prevenção, mitigação e correcção da erosão
1.3 Metodologia
Para a concretização dos objectivos específicos acima mencionados, aplicar-se-á as seguintes metodologias:
Observação directa e indirecta
Análise defotografias
Entrevista (pretende-se entrevistar 4 pessoas que estejam directamente ligadas ao assunto em estudo, desde moradores a entidades responsáveis pelo combate a erosão)
Analise e síntese bibliográfica: obras que abordem o assunto
2Erosão dos solos e o seu Processo da Erosão de ocorrência
2.1 Conceitos
Segundo BOOT (1994: 3) erosão é o processo de separação e transporte de partículas do solopela acção da água ou ventos de um lugar para o outro, a erosão é um processo natural que ocorre quando o solo esta no seu meio ambiente natural, geralmente protegido por uma capa de vegetação nativa. Muitas das terras mais férteis foram formadas pelo mar e pelos rios como sedimentação do material erodido noutros locais montanhosos pela erosão geológica.
Segundo MICOA, (2007: 2) a erosão é oprocesso de separação, remoção, transporte e deposição de partículas do solo causado pela influência do sol, chuva, vento água e pode ser acelerado pala actividade do homem. Dentre as várias actividades humana destacam-se: abate de árvores, queimadas descontroladas, pratica inadequadas na agricultura, uso e aproveitamento de terras em áreas propensas a erosão dos solos.
O primeiro passo no processo daerosão é o impacto das gotas das chuvas, nos solos sem cobertura vegetal. A energia das gotas faz com que os elementos estruturais do solo se desintegrem e as partículas finas sejam arrancadas e espalhadas em todas as direcções, especialmente para baixo do declive, assim entupindo os pólos dos solos e reduzindo a capacidade de infiltração de agua no solo (Ibid : 3)
Quando a infiltração éreduzida, o escoamento sobre a superfície da terra aumenta e pode causar a erosão laminar. A erosão laminar é a remoção uniforme do solo em camadas finas e superficiais de terras inclinadas. É exactamente esta camada superficial que contem a maior parte dos nutrientes existentes no solo. Por isso a perda em termos de produtividade do solo é extremamente grave. Este tipo de erosão é o mais traiçoeiro detodos porque ocorre gradualmente e é muito difícil descobrir. A perda de uma camada de, por exemplo, 1mm de solo é quase invisível no terreno, mas já é muito serio porque corresponde com pouco mais de 15 toneladas de solo perdido por hectare. (Idem)
A erosão Laminar pode tornar-se erosão em sulcos quando a agua de escoamento concentra-se seguindo ribeiros de lavouras ou depressões naturais jáexistentes no terreno. Desta maneira são formados sulcos que se tornam mais profundos com cada queda da chuva. Não havendo controlo da erosão em sulcos, estes vão se tornando cada vez mais profundos, produzindo verdadeiros buracos e valas. Este tipo de erosão chama-se erosão em ravinas. Não existe uma distinção muito estrita entre sulcos e ravinas, geralmente as valas com uma profundidade maior de...
tracking img