Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Atualmente muitos desconhecem o significado da ergonomia, a qual vem se transformando e afetando as organizações e o ser humano. Pensam que a Ergonomia serve para fazer somente prevenções de lesões musculares, mouse, teclados ergonômicos, mobílias adequadas e confortáveis para organização. Sim, a ergonomia não se aplica somente ao conforto físico do ser humano, mas também é aplicadaem sistemas de informação, procurando fornecer ao usuário facilidade de compreensão do seu funcionamento.
Milhares de pessoas no mundo, em sua vida diária trabalham em um ambiente como: fábricas, escritórios, salões de beleza, na rua (motoristas, garis) e em seu próprio lar. Apesar de alguns possuírem conforto em seu ambiente de trabalho, se queixam de dores lombares, nas mãos e pescoço. Por essemotivo muitas pessoas passaram a estudar esses fatos. E é isso que propõe a ergonomia.
Segundo MORAES E MONT’ALVÃO. “A palavra ergonomia vem do termo grego ergo (trabalho) e nomos (normas)”. Trata da comunicação do homem com a máquina, trabalho e o ambiente para torná-lo seguro e confortável.
Tem como objetivo melhorar a condição do trabalho humano e a segurança no trabalho, minimizando a cargafísica e mental, aumentando a produtividade da organização.
No momento, esta tecnologia única e especial possui pelo menos quatro componentes principais identificáveis que, do mais antigo ao mais recente, são os seguintes: tecnologia da interface homem-máquina ou Ergonomia de hardware; tecnologia da interface homem-ambiente ou Ergonomia ambiental; tecnologia da interface usuário-sistema ouErgonomia de software e tecnologia da interface organização-máquina ou macro ergonomia. (HENDRICK, 1991, apud MORAES e MONT’ ALVÃO, 2000, p. 11).
”A ergonomia é, portanto o estudo do homem em suas relações com o ambiente de trabalho”. (MURREL, apud BARROS, 1999, p.62).
O aspecto singular que particulariza a Ergonomia – e que faz dela uma disciplina especifica – é a interseção do domíniocomportamental com a tecnologia física, principalmente o design de equipamentos. Eu sei de muitos especialistas em Ergonomia que a consideram como uma forma de psicologia, mas eu contesto esta assunção veemente – ela deslegitima a Ergonomia. A psicologia não trata de tecnologia, a engenharia não se interessa pelo comportamento humano, a não ser quando a Ergonomia exige. O foco principal da Ergonomia é odesenvolvimento de sistemas, que é a tradução dos princípios comportamentais para o design de sistemas físicos. (MEISTER, 1998, apud MORAES e MONT’ALVÃO, 2000, p. 12).
Quando é feito um sistema ou uma mudança no ambiente, o qual está centrado para o uso do ser humano, deve-se basear-se nas características físicas e mentais do usuário. Com o intuito de integrar o usuário com o que está sendo projetado.Isto significa que a ergonomia tem como objetivo adaptar o trabalhador ao trabalho e o usuário ao que está sendo projetado. A ergonomia realiza a interação entre seres humanos e outros elementos de um sistema, otimizando o bem-estar humano e o desempenho do sistema.
Uma pessoa em situações do seu cotidiano interage com vários componentes em seu trabalho com: equipamentos, mobílias, formandointerfaces (energéticas e posturas), formando interfaces ambientais, cognitivas e organizacionais. Abaixo, observa-se uma tecnologia de interface, através da figura 1.
1. História da Ergonomia
Segundo LIDA (1990), citado por ROSARIO DA SILVA, o período de gestão da ergonomia, provavelmente date ainda da Pré-História quando o homem preocupa-se em adaptar os objetos e o ambiente a suas necessidades”.EM 1857, Wojciech Jastrzebowski, publica o artigo “ensaios de ergonomia ou ciência do trabalho”.
O livro “Administração Científica” foi lançado por Frederick Winslow Taylor no século XIX, o qual trata a melhor maneira de executar um trabalho e suas tarefas.
Durante a segunda guerra mundial, o impulso acelerativo das mudanças tecnológicas – aviões cada vez mais velozes e radares para detectar...
tracking img