Ergonomia postura, qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO 4

1. ERGONOMIA 5
2. TRABALHO E CONDIÇÕES DE TRABALHO 6
3. ERGONOMIA E SISTEMA DA QUALIDADE 7
4. IMPORTÂNCIA DESSA RELAÇÃO PARA O DIA-A-DIA 7
5. O AUXÍLIO CIENTÍFICO 8
6. APLICABILIDADE DA ERGONOMIA 8
7. POSTURAS 9
8. ESTUDO DAS POSTURAS 9
8.1 RISCO DE DORES 10
9. COLUNA VERTEBRAL 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13









INTRODUÇÃOErgonomia é um termo usado para indicar a adaptação mútua dos integrantes do sistema homem-máquina. Não há limites definidos para a enorme abrangência do assunto, já que podem ser englobados neste título, desde as medidas que podem ser feitas para prevenir as dores de coluna por fadiga da musculatura dorsal, até o que pode ser feito para prevenir os grandes acidentes.
Portanto, levando-se emconsideração estes aspectos ergonômicos, optamos por fazer um trabalho para conscientizar a importância de ter uma boa postura, trazendo qualidade de vida para o trabalho.
Abordaremos as definições de ergonomia: divisão aplicação, trabalho e condições de trabalho, postura estática e dinâmica, lombalgias e coluna vertebral.






















1. ERGONOMIA
Ergonomia ou humanfactors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados Unidos da América, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos, maquinas e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estarhumano e o desempenho geral de um sistema.
A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.
A Associação Internacional de Ergonomia divide a ergonomia em três domínios de especialização são elas:
 Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física epsicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e as posturas estática e dinâmica, relacionada com lesões músculo-esqueléticas. (veja lesão por esforço repetitivo).
 Ergonomia Cognitiva: também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais comopercepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.
 Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionadacom a otimização dos sistemas socio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.


2. TRABALHO E CONDIÇÕES DE TRABALHO
A primeira definição conhecida de trabalho está escrita nas SagradasEscrituras em Gênesis (3: 17-19) " Disse, pois, o Senhor Deus ao ser humano: maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; pois és pó, e ao pó tornarás". Podemos deduzir, então, que o trabalho está relacionado à noção geral de sofrimento e pena.
O Dicionário Larousse deLíngua Portuguesa (1992), dá as seguintes definições para trabalho: palavra derivada do latim tripaluim que significa instrumento de tortura composto de três paus; sofrimento; esforço; luta; atividade humana aplicada à produção, à criação ou ao entretenimento; produto dessa atividade; obra; atividade profissional regular e remunerada; exercício de uma atividade profissional; lugar onde essa...
tracking img