Perfuratriz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MULTÍMETRO ANALÓGICO IK-180

Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA ..................................................................... 1 3.ESPECIFICAÇÕES................................................................................... 2 3.1. Gerais .................................................................................................. 2 3.2. Elétricas ............................................................................................... 3 4. PREPARAÇÕES PARA MEDIR ............................................................... 3 5. PROCEDIMENTOS DEMEDIÇÃO ........................................................... 4 5.1. Tensão contínua.................................................................................. 4 5.2. Tensão alternada ................................................................................ 4 5.3. Corrente contínua................................................................................ 5 5.4.Resistência........................................................................................... 5 6. TESTE DE PILHAS................................................................................... 6 7. TROCA DA PILHA ................................................................................... 6 8. GARANTIA.............................................................................................. 7

1. INTRODUÇÃO O IK-180 é um instrumento de fácil manuseio. Sendo adequado para uso doméstico, em oficinas, escolas, fábricas, etc. É de fundamental importância a completa leitura do manual e a obediência às instruções aqui contidas, para evitar possíveis danos ao multímetro, ao equipamento sob teste ou choque elétrico no usuário. Um multímetro é um equipamento delicado e requer um operadorhabilitado tecnicamente, caso contrário, poderá ser danificado. Ao contrário de um eletrodoméstico comum, o multímetro poderá ser danificado caso o usuário cometa algum erro de operação como, por exemplo, tentar medir tensão nas escalas de corrente ou resistência. Assim sendo, informamos que não será considerado como defeito em garantia, quando um aparelho, mesmo dentro do prazo de validade dagarantia, tiver sido danificado por mau uso.

2. REGRAS DE SEGURANÇA a. Assegure-se que a pilha esteja corretamente colocada e conectada ao multímetro. b. Verifique se a chave seletora de função e escala, está posicionada na função e escala adequada à medição que deseja efetuar. c. Remova as pontas de prova do circuito que está testando, quando for mudar a posição da chave seletora de função eescala.

=1=

d. Nunca ultrapasse os limites de tensão ou corrente de cada escala, pois poderá danificar seriamente o multímetro. e. Não se deve medir resistência em um circuito que esteja energizado, ou antes, que os capacitores do mesmo estejam descarregados. f. Quando não for usar o multímetro por um período prolongado, remova a pilha para evitar que em caso de vazamento da mesma, o aparelho sejadanificado. g. Antes de usar o multímetro, examine-o juntamente com as pontas de prova, para ver se apresentam alguma anormalidade ou dano. Em caso afirmativo, encaminhe-o imediatamente para uma assistência técnica autorizada pela ICEL. h. Em caso de dúvida selecione sempre a escala mais alta da função que você irá usar. Nunca faça uma medição se esta puder superar o valor da escala selecionada. l.Caso o ponteiro não esteja exatamente sobre o zero da escala, ajuste o parafuso de plástico preto, que está aproximadamente no centro do multímetro. j. Ao medir tensão ou corrente contínua e o ponteiro defletir para a esquerda, inverta as pontas de provas em relação ao circuito.

3. ESPECIFICAÇÕES 3.1. Gerais a. Galvanômetro: Bobina móvel tipo eixo-mancal b. Corrente de fundo de escala do...
tracking img