Ergonomia domiciliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ergonomia domiciliar aplicada à Terceira Idade

O local onde moramos frequentemente motivo de orgulho e fruto de muita luta, onde conhecemos de uma forma íntima todos os detalhes, pode parecerinofensivo à primeira vista, mas esconde surpresas e armadilhas que passam despercebidos frente a olhos destreinados. 
Com o passar dos anos, nosso organismo vai se fragilizando e o equilíbrio vaidiminuindo. A utilização de remédios que afetam a consciência e o aparecimento de distúrbios neurológicos pode transformar nossa percepção do ambiente doméstico. Muitas vezes esse ambiente acaba se tornandocenário de quedas e acidentes. Até quedas “da própria altura” podem causar lesões gravíssimas como a fratura de fêmur, que levam a incapacidade e até ao óbito. 
Por isso, é importante ficar atentono ambiente doméstico realizando mudanças e adaptações pensando sempre nas alterações corporais e mentais inerentes ao envelhecimento, moldando-as de acordo com as necessidades de cada indivíduo. 
Dezsugestões ergonômicas em ambiente domiciliar aplicadas às pessoas da terceira idade: 
1. Procure ter sempre ambientes mais iluminados. Podendo optar, opte por lâmpadas chamadas frias oufluorescentes, pois iluminam mais e gastam menos. 
2. Os tapetes também podem funcionar como armadilhas. Eles devem ser colocados em locais onde são realmente necessários, e devem ser aderentes ao piso,evitando, assim, quedas. 
3. A utilização de corrimão ao longo de escadas e rampas também é potencialmente benéfica. 
4. A questão do piso também é importante. Opte sempre por modelos que não sejamescorregadios, principalmente quando molhados. Uma ótima saída para quem tem piso com essas características e não quer trocá-lo, é utilizar lixas especiais, que devem ser coladas em sequência, formando umcaminho ao longo do quintal ou áreas externas. 
5. Sempre optar por um varal com sistema de polias preso com ganchos no teto, evitando assim o movimento e a utilização excessiva e inadequada da...
tracking img