Era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nesta pesquisa , procuraremos descrever algumas características que marcaram o período da história do Brasil, entre os anos de 1930 à 1945, a chamada “ Era Vargas”, enfatizando a política vanguardista de relação entre o governo e as classes trabalhadoras, além da criação de novos benefícios trabalhistas com a criação da CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho ) e a implementação do saláriomínimo, descanso semanal remunerado, férias remuneradas, regulamentação da jornada de oito horas, aposentadoria, entre outros.
No final da década de 1920, o quadro político de República velha que era controlado pelas elites da São Paulo e Minas Gerais, o jovem Getúlio Dornelles Vargas, gaucho, estancieiro, estudou direito e, em 1923, foi eleito deputado federal e em pouco tempo tornou-se a principalvoz da elite estadual gaúcha no palco nacional.
Washington Luis, assumiu a presidência do Brasil, em 1926, e fez de Vargas seu Ministro da Fazenda. Logo após, por indicação do Sr Borges de Medeiros, sucedeu-o no Governo do Rio Grande do Sul, conseguindo assim a unidade da aliança gaúcha e o início do declínio da democracia oligárquica da Republica velha, que se dizia liberalista, mas falseava ovoto, amparava os “coronéis”, proibia as associações independentes além de reprimir a imprensa.
A crise já estava estabelecida, o amadurecimento do pensamento antiliberal com um viés autoritário se solidifica. Em 1922, foi fundado no Brasil o PCB ( Partido Comunista do Brasil), que se compunha basicamente de intelectuais e forças sindicais, promoviam greves operárias, nos padrões do movimentospopulares russos, e eram combatidos com a repressão do Governo de Washington Luiz.
Em 1929, o paulista Washington Luis, não seguindo os acertos de sucessão indicou o também paulista Júlio Prestes. Os mineiros que se sentiram ultrajados, romperam com o PRP, assim Getúlio Vargas apareceu no contexto político à presidência da Republica e foi criada a Aliança Liberal. Em 1930, realizou-se a eleiçãoe Getúlio Vargas foi derrotado, entretanto, aproveitando o assassinato de João Pessoa e a desordem econômica que ocorria no Brasil, por conta do Crash da bolsa Nova Iorque, os insurgentes depuseram o Presidente, e em 3 de novembro de 1930, no palácio do Catete, a junta militar passava a faixa presidencial à Getúlio Vargas.

O Governo Provisório. (1930 – 1934)
A primeira batalha de Vargastinha por alvo o fim da hegemonia paulista, abalados economicamente, a elite cafeeira. O PRP teve seus chefes banidos e diversos políticos tiveram seus direitos suspensos. Os interventores que ficaram nos lugares dos governadores eram membros do movimento “ tenentista”. Vargas sabia que só os militares poderiam derrubá-lo, assim tirou os Tenentes dos quartéis e colocou-os em cargos públicos,afastando-os dos meios revolucionários.
Começou então o processo de manipulação do movimento operário. Através do populismo o governo apelou pela dominação da população urbana, que na verdade foi uma dissimulação da luta de classes, encobertando o choque entre o capital e o trabalho, e apresentando a equivalência entre patrões e empregados. Esse era o sistema do Trabalhismo, o estado concedia Leistrabalhistas, de acordo com seus interesses, ficando mais aceito pelos trabalhadores do que os sindicatos, e por fim o peleguismo, que elegia falsas lideranças sindicais, que tinham a função de manipular a classe operária em favor do estado.
Em 1932, velhas oligarquias paulistas tentaram tomar o poder e então aconteceu a Revolução Constitucionalista. Os paulistas, com mais de 50 mil voluntários,combateram com forças da união. Após a vitória das forças do governo, Vargas adotou neste momento a política da conciliação nomeando alguns paulistas para cargos de interventores e convocou eleição para uma constituinte.
O liberalismo de fachada, da República velha, estava morto, mas seu lugar permanecia desocupado. Enquanto a crise econômica evoluía, o país era colhido pelo embate entre...
tracking img