Era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa n° 3
Aula tema: A era Vargas e a Política Trabalhista.

Durante a Era Vargas ocorreram diversas mudanças no Brasil, a industrialização cresceu de forma significativa, cidades eestados se tornaram mais fortes, surge uma nova relação com os trabalhadores Enquanto permaneceu no poder, Vargas foi chefe de um governo provisório (1930-1934), presidente eleito pelo voto indireto(1934-1937) e ditador (1937-1945).
Vargas assim que assumiu em 1930 tinha poderes quase que ilimitados aproveitando-se deles tomou varias medidas políticas e econômicas para modernizaçãodo pais, como por exemplo criação de Ministérios (como o do Trabalho). Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e um novo estilo político no pais: o populismo(populismo pode ser visto como política das massas, política que conquista o povo) .
A década de 30 foi uma época de transição, a política do “café com leite” que até então era predominante noBrasil (onde paulistas e mineiros se revesavam na presidência do pais) tem fim,através de um golpe de estado Vargas assume o poder.
Vargas se destaca muito nessas questões sociais, tanto que crioue implantou vários direitos trabalhistas  entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas. Vemos ossindicatos se associando e sendo controlado pelo Ministério do Trabalho (ministério criado por Vargas).
As questões trabalhistas foram as que renderam mais “votos” a Getulio pois antes degoverno o Brasil era extremante precário na sua industrialização, pois a mesma começou de forma tardia, então o trabalho ainda era muito explorado, jornadas exaustivas, salários baixos e desiguais,em seu governo vemos a primeira preocupação de um presidente com essa classe esquecida até então.
Podemos observar também uma mudança na forma da democracia onde na constituição de 1934...
tracking img