Quimica ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

4CONCLUSÃO...........................................................................................................6

5 REFERENCIAS.........................................................................................................7

6APÊNDICE................................................................................................................8

INTRODUÇÃO

A indústria coureira, em especial o curtume, traz em suas operações um alto impacto ambiental, os efluentessaturados de materiais orgânicos e químicos exalam um odor extremamente desagradável, pelo excesso de amônia e do C.O.V.
As legislações Estaduais e Federais são rigorosas quanto ao controle operacional eao descarte dos resíduos e efluentes gerados, que em média são 60% líquidos e 40% sólidos. Líquido este de péssimo odor e de uma carga contaminante de águas superficiais, solos e águas subterrâneasaltíssimas.
Apresentaremos neste trabalho, reutilização das águas, reaproveitamento dos resíduos sólidos e químicos que forem possíveis de serem aproveitados (recicláveis/reusáveis).
Desta formapensamos em redução dos altos gastos de água e com água, a diminuição dos descartes sólidos, aumentando a vida útil dos A.R.I.P. (s).

DESENVOLVIMENTO

Os efluentes e resíduos geradosem curtumes não pedem e nem devem ser descartados em corpos hídricos, pois são severamente poluidores. Esses efluentes mesmo após tratamentos físicos (primários) e químicos (secundários) são perigosospara descartes. Não vemos impedimentos em reuso após os tratamentos necessários, trazendo economia de água e de produtos usados nestas águas como detergentes e outros. O descarte em corpos hídricossem responsabilidade desses efluentes contamina águas superficiais, subterrâneas e solo, alem do que a carnaça atrai ratos, outros efeitos degradantes são os C.O.V. o gás sulfídrico e o odor...
tracking img