Era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Era Vargas e Regime Militar
Quando Getúlio chega ao poder, se transforma em um personagem centralizador, modernizador e com fortes traços autoritários. Os anos que ele esteve no poder são conhecidoscomo A Era Vargas.
Ele teve que enfrentar problemas internos no seu governo das forças que o apoiavam e problemas externos da oposição. O problema maior foi o tenentismo. Os tenentes tinham apoiadoa Revolução de 30, mas tinham suas idéias próprias a respeito do que devia ser feito.
Houve então um confronto entre Getúlio e os tenentes. Não um confronto armado, e sim uma disputa política, queacabou terminando com o triunfo do Governo Vargas. Os tenentes saíram do exército, ou se integraram em movimentos radicais, ou sua maioria passou a apoiar o governo Getúlio.
Gerou-se a Revolução de1932. Que foi chamada de Revolução constitucionalista, porque os revolucionários queriam que fosse rompida a Ditadura de Getúlio.
A assembléia constituinte criou uma Constituição de Julho de 1934. Ainstituição do voto secreto. A partir de 1930 o Brasil tinha condições de produzir café em uma escala muito maior. Então realizou uma política de queima do café. Outra mudança foi a expansão do algodão,a mão de obra estrangeira deixou de vir para o Brasil.
Um traço inovador foi a implantação de um ensino técnico e a padronização do ensino. Houve o surgimento de Movimentos Sociais Integralistas eComunistas.
Integralistas- fascismo, nacionalista, totalitários, apóiam Getúlio na esperança de chegar ao poder, até o estado novo Getúlio deu corda.
Comunistas- se debateram de frente com Getúlio.O Golpe que instituiu o Estado Novo em 10 de Dezembro de 1937. Foi suprimida as eleições, as liberdades de expressão que era uma coisa muito importante. No Estado Novo houve uma ampliação de cinema,jornal, teatro e etc.
Com o inicio da Segunda Guerra Mundial em 1939, o Brasil teve que se definir. Getúlio acabou se inclinando pelas forças democráticas, defendendo os aliados.
Crise do estado...
tracking img