Bens ao consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cenário C2B – Consumer to Business
A atuação do consumidor no posicionamento das marcas nos novos cenários virtuais de consumo

Patricia Valloni Antonio
São Paulo / 2010

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Programa de Pós-Graduação latosensu em
Ciências do Consumo Aplicadas

Patricia Valloni Antonio

Cenário C2B - Consumer to Business
A atuação do consumidor noposicionamento de marcas nos novos cenários virtuais de consumo

São Paulo / 2010

Trabalho de conclusão de curso entregue como requisito final para obtenção do título de pós-graduação em Ciências do Consumo Aplicadas.

Professor Orientador:
1. Introdução
Cada vez fica mais evidente a acentuação da “Era do Cliente” * em detrimento da “Era do Produto”**. Ainda ocorre um processo de transição onde,inicialmente, as ações eram pensadas visando somente à desova do produto, passaram a focar mais nas necessidades e desejos do cliente, posteriormente houve uma troca, entre usuário e marca, e hoje o consumidor tornou-se um elemento tão ativo que tem o poder de “obrigar” mudanças em marcas ou produtos, visto que não mais aceita a oferta simplesmente como ela lhe é exposta. A grande quantidade deempresas do mesmo segmento e a baixa diferenciação dos produtos faz com que o poder de barganha do usuário torne-se tão representativo, ao ponto de ser um dos fatores já amplamente analisado pelas empresas, antes de realizarem mudanças estratégicas. Esse poder ainda acentuou-se mais com a proliferação das mídias sociais virtuais, que fazem com que a troca de informações entre consumidores sejarealizada de madeira instantânea, o que acarreta no fato de uma simples opinião pessoal tornar-se uma máxima a ser seguida por determinado grupo de pessoas. No decorrer desse trabalho, serão citados cases onde essa influência foi decisiva.
Essa interação tão intensa entre marca/produto/consumidor, embora seja atual, ainda é um processo obscuro e gera dúvidas quanto à forma com que as empresas devemse posicionar.
O objetivo desse trabalho é compreender este processo, para poder situar as empresas sobre o que acontece nessa nova esfera de relacionamento, quais são os possíveis caminhos a serem seguidos e as ações que devem ser evitadas.
1.1 Ambientes
Os ambientes a serem explorados são todos aqueles possuem algum tipo de comunicação sobre a marca que não é gerada pela empresa ou, segerada por ela, acarreta resposta negativa direta do usuário, tornando-o agente de mudança ativo, como, estando ela inserida no meio Internet – Redes Sociais e Marketing Viral e refletindo diretamente nos usos e empregabilidade do produto.
____________________________________________________________

___
*Conceito criado em meados dos anos da década de 90, que ilustra um maior foco no consumidor**Conceito vigente, posterior à Era do Cliente, que se dividiu, respectivamente em: Era de Produção, Era de Vendas e Era de Marketing.

2.2 Transformações do Mercado

As organizações devem precaver-se para não entrarem em conflito com os seus próprios interesses, dos clientes e sociedade. Ambos interesses podem se esbarrar, gerando atritos. Para que esses interesses não se choquemexistem cinco orientações concorrentes com base nas atividades que as empresas exercem. (KOTLER, 2007)

Ainda segundo Kotler, a orientação de produção, uma das mais velhas relações comerciais, nas quais são privilegiadas pelos consumidores as preferências por preços baixos. As empresas são voltadas exclusivamente para produção, tendo em vista o menor custo possível para desenvolvimento do produto,que atingirá o mercado de massa. Já na orientação para produto, nessa empresa os produtos oferecem um valor de qualidade para atender aos consumidores exigentes, que esperam características inovadoras. O foco nesse momento é voltado para aperfeiçoar sempre o produto, que procura estar distribuído e com preço adequado.
A orientação de vendas parte da prática agressiva de vender produtos pouco...
tracking img