Era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Era Vargas
CRONOLOGIA DA ERA VARGAS
1930 – Eclode a revolução de 30. Um grupo de militares exige a renúncia do presidente Washington Luís. Getúlio assume o Governo Provisório depois de terdisputado e perdido a eleição para o paulista Júlio Prestes.
1931 – É promulgada, em março, a Lei de Sindicalização, subordinando os sindicatos ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, recémcriado.
1932 – Promulgação do Código Eleitoral que cria a Justiça Eleitoral e institui o voto secreto e o voto feminino. Em 9 de julho, eclode a Revolução Constitucionalista em São Paulo, que éderrotada pelo Governo Provisório em outubro.
1933 – Em março, realizam-se eleições e, no dia 15 de novembro, instala-se a Assembléia Nacional Constituinte.
1934 – Em julho, a Assembléia NacionalConstituinte promulga uma nova Constituição e elege Getúlio presidente da República.
1935 – Grupos ligados à Aliança Nacional Libertadora (ANL) promovem revoltas em quartéis de Natal, Recife e Rio deJaneiro, num episódio que ficaria conhecido como Intentona Comunista.
1937 – Instauração da Ditadura do Estado Novo. Uma nova Constituição é outorgada no Brasil. O Congresso é fechado e os partidospolíticos extintos.
1938 – Integralistas atacam o Palácio Guanabara onde se encontravam o presidente e sua família.
1939 – Criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) com o objetivo de difundira ideologia do Estado Novo junto às camadas populares. Tem início a Segunda Guerra Mundial.
1940 – No Dia do Trabalho, a lei do salário mínimo, de 1939, entra em vigor.
1941 – Criação da CompanhiaSiderúrgica Nacional (CSN). Instalação, em todo país, da Justiça de Trabalho (CLT).
1942 – O Brasil declara guerra ao Eixo, completando seu alinhamento aos Estados Unidos.
1943 – No dia doTrabalho é anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
1945 – Criação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 29 de outubro, Vargas é deposto pelo Alto Comando do Exército. O general...
tracking img