Era do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERA DO CONHECIMENTO
WAS THE KNOWLEDGE

DUARTE, Roberlene Mayara¹
Graduando em Ciências Contábeis – Uneb/ Senhor do Bonfim


RESUMO
Este artigo tem como objetivo mostrar as mudanças que a era do conhecimento causou na sociedade e na gestão das organizações. Onde pode se falar de gestão do conhecimento; e capital intelectual como fundamental recurso para que os objetivos de uma organizaçãosejam alcançados. Em função das mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, a sociedade tem buscado novos valores que estão fazendo parte dessa nova fase global.
Palavras-chave: Inovação; Sociedade do conhecimento; capital intelectual; Gestão do conhecimento.
ABSTRACT
This article aims to show the changes that the era of knowledge caused in society and in the management oforganizations. Where you can talk about knowledge management; and intellectual capital as the main resource for an organization's objectives are achieved. In the light of technological, economic, political and social, society has sought new values that are part of this new global stage.
Keywords: Innovation; the knowledge society; intellectual capital; knowledge management.

1. INTRODUÇÃO
Estamosdiante da era do conhecimento, em uma época em que o conhecimento adquire um valor sem precedentes e se exige uma renovação constante do aprendizado. O capital intelectual tem se tornado um recurso essencial para o avanço contínuo das organizações. Neste sentido é inegável que vivemos hoje uma nova era, pautada não só pelo advento de energia elétrica ou pelos maquinários industriais, mas peladisseminação das redes digitais e pelo amplo acesso a informação.
Para entender as características de uma organização e uma sociedade baseada no conhecimento, é importante definir o conceito de conhecimento. Webster (1993 apud SCHIMIDT, 2002, p.26) afirma que “Conhecimento são os fatos, verdades ou princípios adquiridos a partir de estudo ou investigação. Aprendizado prático de uma arte ouhabilidade; a soma do que já é conhecido com o que ainda ser aprendido”.
Morin (2000, p. 53), “o conhecimento é sempre tradução e reconstrução do mundo exterior e permite um ponto de vista crítico sobre o próprio conhecimento”.
Segundo Davenport (1998), o conhecimento é a informação mais valiosa [...], porque alguém deu a ela um contexto, um significado, uma interpretação.
Tendo em vista o conhecimentocomo base para o sucesso, este estudo tem como objetivo mostrar as inovações que este novo modo de pensar tem feito na sociedade.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Sociedade do conhecimento

Era do conhecimento tem sido caracterizada por constantes mudanças impostas pelo mundo moderno levando a sociedade a uma competividade cada vez mais acirrada, sendo a “inovação” e a “produtividade” asmolas propulsoras dessa mutação. O cenário que tem sido construído, principalmente a partir do século xx, seja ele no âmbito empresarial ou nas relações entre países, é marcado pela busca de inovação tecnológica, objetivando introduzir no mercado novas ideias que, consequentemente, levam à criação de novos produtos, serviços, novas técnica de gestão e planejamento.
A sociedade do conhecimentocaracteriza-se pela busca constante de aprendizagem para estar de acordo com o novo fator de produção – o conhecimento – até mais relevante que os até então conhecidos – terra, capital e trabalho. O capital intelectual veio para substituir os outros recursos, e tem sido um essencial recurso para economia global.
As mudanças ocorridas vêm alterando a estrutura e os valores da sociedade, que estáreconhecendo de fato, que as pessoas, seus conhecimentos e habilidades mentais passaram a ser a principal base da nova organização, sendo que a necessidade da aplicação adequada em tempo hábil desse conhecimento tornou-se vital para a sobrevivência das organizações nesse mercado competitivo.
Segundo Balceiro e Balceiro (2001), três são os pilares da Inteligência Organizacional para se obter vantagem...
tracking img