Conhecimento do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Ler o livro: O que é filosofia? Editora Brasiliense – Caio Prado Jr.

2) Elaborar um texto dissertativo na forma de resenha com os seguintes tópicos:
a) A natureza típica da filosofia.
b) Diferenças que o autor aborda entre ciência e filosofia.
c) Considerações dos filósofos sobre o que é a filosofia.

O que é Filosofia?
A argumentação desenvolvidapelo Caio Prado Jr. é rigorosa e bastante consistente, baseada no desenvolvimento histórico da filosofia. No Livro cada autor expressa posições contraditórias e ilustrativas. A filosofia seria: uma especulação infinita eterno de qualquer assunto ou questão. Há quem afirme não caber a filosofia "resolver" e sim propor problemas, fazer perguntas cujas respostas não tem interesse, com o fim de estimulara reflexão e a curiosidade. A filosofia não passa de "ginástica" do pensamento. A confusão entre a esfera subjetiva e objetiva vai dar assim na projeção da primeira na segunda; a projeção da conceituação no mundo exterior ao pensamento, ou seja, uma inversão idealista pela qual se recria no exterior do pensamento um mundo feito à imagem desse pensamento. E através das formas verbais que esserealismo ingênuo enxerga o Universo e o interpreta; e é na base delas (formas verbais). O pensamento em estado puro não existe.
Essa situação é por sua própria natureza fonte de confusão entre as duas esferas, a subjetiva e a objetiva; esclarecedora dessa confusão é o conceito "matéria" que vem constituindo através dos séculos as partes que não conseguem fixar com clareza o que está sendodebatido. Num pequeno ensaio denomina ´O que é filosofia´, o autor busca tratar do tema pontuando seu objeto. A filosofia se ocuparia tendo em vista seu panorama histórico. Nesse cenário, também as definições de filosofia seriam examinadas, presumindo que estas sejam produto de uma “elaboração pensamento em geral”, como diz o autor. Para Caio Prado Junior, a filosofia teria o mesmo objeto das ciências, asaber: os fatos do universo. Assim, caberia à filosofia determinar como o se daria o conhecimento dos fatos em suas feições e ocorrências.
Essa compreensão deixa uma visão ampla à tentativa de dar concreto à filosofia e ao seu objeto, pois, para o autor, o filosofar, já sempre se ocuparia do conhecimento em si e de suas implicações, embora, por vezes, momentos históricos nos sugestionem apensar diferente. O ponto de partida dessa determinação deve ser, para nada perder em objetividade, a consideração e exame do próprio conteúdo e desenvolvimento daquilo que se tem por pesquisa filosófica e do Conhecimento em geral. Mais comumente a Filosofia é tida como uma complementação da Ciência e da elaboração cognitiva em geral; como seu coroamento e síntese. Esse conceito da Filosofia seencontra, aliás, mais ou menos expressamente formulado em boa parte das definições e explicações que dela se dão, e partidas dos mais afastados e mesmo antagônicos quadrantes. Até mesmo o séc. XVIII, e talvez o seguinte, Filosofia ainda se confundia com Ciência; e das filosofias particulares (como por exemplo, a "filosofia química", que não é senão a nossa Química, simplesmente) passava-seimperceptivelmente para assuntos gerais que se enquadrariam melhor naquilo que hoje entenderíamos mais especificamente como "Filosofia". Que a Filosofia é Conhecimento, e que de certa forma se ocupa dos mesmos objetos que as ciências em geral, não há dúvida. Mas tudo está nessa restrição "de certa forma". Para Caio Prado Junior, a filosofia teria o mesmo objeto das ciências, a saber: os fatos do universo. Apergunta pela filosofia não é um privilégio cabido apenas aos celebrados autores da tradição. Por mais que os estudos filosóficos, elaborados em vista da especialização acadêmica, tornem as investigações concentradas em seus objetos, observa-se em certas horas, os filósofos interrogar pelo modo de ser desta atividade.

A interpretação de Caio Prado Junior aproxima a filosofia da ciência,...
tracking img