Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EPEDEMIOLOGIA

Definição
É a ciência que estuda o comportamento das doenças em uma determinada comunidade, realizando um levantamento de vários fatores que interferem no processo saúde-doença,como: condições financeiras, local de moradia, hábitos, etc., possibilitando assim o levantamento de medidas de profilaxia eficazes que resultem no controle, diminuição ou erradicação da doença emquestão.
Ela se divide em três eixos fundamentais: a Clinica, a Estatística e a Medicina Social. A epidemiologia se diferencia da clinica por não tratar um individuo em específico e sim uma comunidade,população ou grupo de pessoas.
História
Na Grécia Antiga, havia um deus chamado Asclépio que tinha duas filhas, Panacéia – padroeira da medicina curativa, cuidava dos doentes com manobras físicas,preces, encantamentos e medicamentos chamados de pharmakon - e Higéia – considerava saúde como sinônimo de harmonia entre o homem e o meio ambiente e defendia a importância da prevenção.
Segundo algunsautores, a Epidemiologia nasceu com Hipocrates, pois em seus textos sobre epidemias defendia a tese de Higéia, antecipando o raciocínio epidemiológico. Os primeiros médicos de Roma eram escravos gregosde grande valor monet’ario que trabalhavam para a corte, exercito e algumas famílias nobres. A contribuição romana para Epidemiologia foi somente os sensos periódicos e registro compulsório denascimentos e óbitos.
Na Idade Média o catolicismo e os bárbaros utilizavam amuletos, orações e cultos a santos de caráter religioso para a salvação da alma, os pobres eram atendidos por religiosos,leigos, boticários e barbeiros-cirurgiões, enquanto isso as famílias nobres tinham seus médicos particulares e os árabes, seguidores de Hipócrates, já apresentam avanços tecnológicos.

Em meados do séculoX, médicos mulçumanos, após terem acesso a textos gregos originais com princípios hipocráticos, adotaram práticas como: registros de informações demográficas e sanitárias, sistemas de vigilância...
tracking img