Midias globais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Denis de Moraes

- As corporações de mídia e entretenimento exercem um duplo papel estratégico na contemporaneidade. O primeiro diz respeito a sua condição de agente operacional da globalização. Não só legitimam o ideário global, mas também o transformam no discurso social hegemônico, propagando visões de mundo e modos de vida.

- A retórica da globalização tem convicção de que a fonteprimeira de expressão cultural se mede pelo nível de consumo de indivíduos. Isso implica uma deslegitimação ideológica de qualquer formulação alternativa ou contestadora.

- A chamada grande mídia fabrica o consenso de que não há saída dos pressupostos neoliberais. Seu eixo ideológico se baseia no consumo enquadrado como valor universal. “Pensamento único”. Matriz ideológica que subordina osdireitos sociais dos cidadãos à razão competitiva dos mercados financeiros, ocultando desigualdades e exclusões.

- Avanço do neoliberalismo no terreno ideológico-cultural pelas industrias de informação e entretenimento estruturam um capitalismo sem fronteiras. É no domínio da comunicação que se fixa a síntese político-ideológica da estrutura hegemônica.

- A mídia atua assim por adesão aglobalização capitalista quanto por deter a capacidade de interconectar o planeta, através de satélites. Por exemplo, a CNN tem um caráter integrador por o mundo ter em tempo real quase sempre sob o prisma ideológico norte-americano.

- O resultado concreto do modo de produção capitalista e tecnologias de comunicação e informação resultam em uma sinergia que alimenta a acumulação de capital financeironuma economia de interconexões eletrônicas. Com isso, assegura ao capital total fluidez para estar em constante deslocamento pelos continentes atrás de rentabilidade. Conglomerados de mídia reluzem como agentes econômicos globais.

- Grupos de mídia buscam alcançar os parâmetros lucrativos que norteiam as ações dos gigantes transnacionais. Desde a década de 90, as industrias da comunicação seadequou a linha mestra da corporação rede de figurino multi-setorial.

- Megagrupos investem lucros obtidos nos setores de origem com o duplo objetivo de minar as antigas supremacias e ocupar novos espaços estratégicos de produção e comercialização, instituindo seus monopólios.

- Proposta de coesão ideológica em torno da globalização, vendendo seus próprios produtos. A expansão e reconfiguraçãodos complexos midiáticos permitem uma comercialização sem limites geográficos. Os novos meios multiplicam os fluxos informativos, financeiros, culturais e comerciais. A capacidade de transmissão das tecnologias é muito maior do que o estagio de geração de conteúdos.

- Dreamworks cobrem um vasto leque setorial: DVD, CDs, filmes, séries, livros, brinquedos e etc.

- No reinado neoliberalocorre um processo de desregulamentação, depreciação do papel do Estado como âmbito de representação pública, esvaziamento da sociedade civil e enfraquecimento de laços comunitários. Megagrupos passam a usufruir de um desvencilha mento de normas, regulamentos e leis.

- Modelo de administração integrada e descentralizada. Êxito da corporação-rede favorece o comando a distancia, bases de dados,projetos em execuções e planilhas estão disponíveis online. Virtualização de informações passa a ser o elemento chave para a diminuição do tempo.

- A “aculturação” (mescla de culturas por conta da globalização e o papel da grande mídia nela) oculta uma ambigüidade: se de um lado firmas globais admitem assimilar predicados dos gostos regionais, de outro renunciam a idéia de se apropriar dos traçosdisponíveis para continuar atraindo o imaginário de massa para seus produtos, condição indispensável para a expansão mercadológica. Concentração do poder sem centralização operacional.

- Fusões com o acréscimo de competências para especializações e recursos. Ex.: Time Warner se unir com a AOL, disponibilizando acesso a internet pela TV a cabo, por exemplo.

- Vantagem competitiva se...
tracking img